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Imagem: Divulgação
A partir de janeiro de 2012, os veículos a diesel no Brasil terão de sair da fábrica equipados com o sistema OBD, sigla em inglês, para sistema de Auto Diagnose de Bordo, garantindo melhoria da qualidade do ar. O sistema possibilita o perfeito funcionamento dos controles de emissões no veículo, pois, detecta ocorrência de falha e identifica a sua localização provável, armazenando as informações na memória do computador de bordo. O motorista terá no painel um aviso de que existe um problema no sistema de controle de emissão de seu veículo e precisa ser resolvido.
Este sistema já existe nos automóveis vendidos no Brasil e poderá ser usado pelos Programas de Inspeção e Manutenção Veicular, onde houver. A obrigatoriedade do OBD em veículos a Diesel consta da Resolução Conama nº 403/2008, art. 2º e 11. A Instrução Normativa n° 4, que regulamenta o seu uso, foi assinada pelo presidente do Ibama, Abelardo Bayma, e publicada no Diário Oficial da União em 13 de maio de 2010, seção 1.
A medida é resultado de estudos técnicos que foram realizados envolvendo a indústria automobilística, técnicos responsáveis em verificar sua aplicação, a Associação de Engenharia Automotiva - AEA e os técnicos da Diretoria de Qualidade Ambiental do Ibama que são responsáveis pelo Programa de Controle a Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), tomando por base a regulamentação de sistemas similares na Europa e nos Estados Unidos.
Para se ter uma ideia da importância da norma basta observar o número de veículos produzidos por ano, segundo fonte da Anfavea, em 2009 foram 255.988 veículos Diesel fabricados no Brasil.
Isso agregado ao novo teor de enxofre exigido para o óleo Diesel nas regiões metropolitanas, que passa de 500 ppm (partes por milhão) para 50 ppm, a ser implantado também em 2012, irá resultar em uma redução drástica nas emissões de poluentes por veículos diesel no país.
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