Por que utilizar a fundição contínua?

Entenda melhor quais as vantagens deste processo e suas principais características e qualidades

Imagens: Divulgaçlão

O produto da fundição contínua oferece tres vantagens fundamentais: menos sobremetal a remover, melhor usinabilidade e boas propriedades mecânicas e metalúrgicas. A figura abaixo demonstra essas características:



Menos Sobremetal para Usinar
Como as barras produzidas são mais próximas do formato final desejado, os custos de usinagem ficam reduzidos. É possível produzir perfis de vários formatos geométricos. Além disso, como não existem ângulos de saída, inclusões e defeitos superficiais, o sobremetal a ser removido por usinagem é bastante reduzido.

Melhor usinabilidade
As características que garantem uma boa usinabilidade podem ser relacionadas a:

  • Uniformidade da microestrutura;
  • Ausência de inclusões abrasivas (não há grãos de areia);
  • Ausência de camada descarbonetada;
  • Produção em ferros fundidos cinzentos e nodulares de alta qualidade.

A presença de grafita na estrutura ainda favorece a quebra de cavaco e atua como lubrificante. Todos esses fatores permitem maiores velocidades de corte e menor desgaste de ferramentas.

Peças resultantes sem porosidade
Este defeito de fundição, causado por liberação de gases, é praticamente eliminado pois todos os fatores relacionados com o vazamento em molde não existem. O molde usado neste processo é de grafite, que não libera gases em alta temperatura. A única possível fonte de formação de gases são aqueles dissolvidos no metal líquido.

Ausência de Rechupes
Os rechupes, normalmente formados em peças fundidas em moldes de areia são evitados na fundição contínua pois o molde é rígido, isto é, não se expande durante a solidificação, permitindo uma alimentação adequada da peça. As barras produzidas também possuem geometria bem definida, o que possibilita um controle eficiente do processo de solidificação.

Menor densidade em relação ao aço
O produto da fundição contínua possui densidade 10% menor do que o aço. A grafita presente no ferro fundido é responsável por esta diferença (densidade em fundição continua=7,20 g/cm3. Densidade do aço=7,86 g/cm3).

Estrutura mais refinada
O uso de molde de grafite refrigerado resulta numa estrutura mais refinada em relação à fundição convencional em areia, quando se compara peças de mesma espessura. O produto resultante tem, portanto, melhores propriedades mecânicas.


Tópicos: