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O alongamento do corpo de prova pode ser medido em qualquer etapa do ensaio de tração. Entretanto o comprimento final Lf, no momento da ruptura, é necessário para o cálculo da deformação total.
A deformação total é a soma das deformações:
OBS: a soma da deformação no escoamento com a deformação plástica é a chamada deformação uniforme.
Para efetuar a medição do comprimento final, seguem-se os seguintes passos:
O procedimento é ilustrado abaixo.
NOTA: Por facilidade da elaboração da figura marcaram-se apenas 10 divisões, sendo este valor coincidente com o comprimento inicial L0. A situação mostrada foi propositadamente escolhida para provocar a leitura de número diferente de divisões à esquerda e direita da seção de ruptura.
A estricção ocorre depois de atingida a carga máxima. A estricção é a redução da seção transversal do corpo na região onde ocorrerá a ruptura. A deformação é maior nesta região enfraquecida. A estricção é usada como medida da ductilidade, como já explicado, ou seja, quanto maior a estricção, mais dúctil é o material. O fenômeno da estricção é ilustrado na figura abaixo, para CP de seção transversal circular.
As medidas de estricção podem ser tomadas tanto para corpos de seção circular como corpos de seção retangular. As medidas e os valores são mostrados nas figuras abaixo.
É importante ressaltar que a estricção não pode ser considerada uma propriedade específica do material, mas somente uma característica do seu comportamento.
Isto se justifica porque o estado de tensões depende da forma da seção transversal, por sua vez, a fratura depende não só do estado de tensões e deformações mas de como se desenvolveu. Então a deformação após a carga máxima não é sempre a mesma.
Apesar do seu caráter mais qualitativo, a estricção é mencionada e usualmente especificada para diversos materiais.
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