Notícias
Fotos: Divulgação
O Selo Procel foi responsável pela economia de 4,3 bilhões de quilowatts/hora (kWh) de energia, em 2008, segundo dados divulgados ontem (17) pela Eletrobrás, responsável pelo gerenciamento do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Este ano, na avaliação dos técnicos da Eletrobrás, deve haver um aumento entre 10% e 15% da economia obtida com o uso de aparelhos com o Selo Procel.
Segundo a Eletrobrás, os 4,3 bilhões de kWh economizados pelo Selo Procel equivalem à geração anual de uma usina com capacidade instalada de 1.049 MW - muito próxima à da Usina de Estreito (1.087 MW), que está sendo construída no Maranhão.
Capacidade esta que poderia suprir 2,5 milhões de residências durante um ano. Para obter essa economia, a Eletrobrás investiu, em 2008, R$ 45 milhões. “Além da economia de dinheiro, o resultado do Procel evitou a emissão de 212 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de 73 mil veículos durante um ano”, diz a nota da empresa.
Nos últimos cinco anos, o número de equipamentos eletrodomésticos com o Selo dobrou, chegando a 2,4 mil. Os mais recentes são refrigeradores frost-free e lâmpadas a vapor de sódio, utilizadas em iluminação pública.
A holding brasileira do setor elétrico informa que, para o próximo ano, o plano é conceder Selo Procel a luminárias, reatores eletrônicos e bombas hidráulicas.
“Outro destaque de 2008 entre os subprogramas do Procel foi o Programa de Iluminação Pública Eficiente. Responsável por promover a substituição de mais de 110 mil pontos de iluminação ineficientes em oito estados brasileiros, ele possibilita a redução de custos das prefeituras, ajudando a incrementar o bem-estar e a segurança da população. Desde o início do programa, em 2000, são quase 3 milhões de pontos substituídos, acumulando 1 bilhão de kWh economizados”, informou a Eletrobrás.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um novo produto contra vazamentos de petróleo no mar. Veja o vídeo
Feira espera gerar mais de R$ 10 mi em negócios e discute soluções para questões ambientais da indústria
Equipamento portátil analisa poluentes emitidos pelas chaminés
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa