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Imagem: Divulgação
O ferro fundido vermicular se consolidou na construção de blocos de motores diesel, substituindo o ferro fundido cinzento. O novo material aguenta mais pressão na câmara de combustão, tornando o motor mais eficiente e com melhor desempenho (o que gera menos poluentes). Outra vantagem é que as paredes do bloco do motor pode ser mais fina, tornando-o mais leve e compacto.
O problema é que o ferro fundido vermicular é mais difícil de usinar que seu antecessor, o cinzento. Essa dificuldade desencadeou pesquisas, que já trouxeram avanços. Porém, com o nitreto de silício (Si3N4), ainda não foram desenvolvidas ferramentas de corte capazes de alcançar os mesmos tempos e custos verificados na usinagem do ferro fundido cinzento. Por isso, apesar do potencial do nitreto de silício para ferramentas de corte, essas pesquisas foram relegadas.
A tese de doutorado do estudante Fabio Antonio Xavier caracteriza o mecanismo de desgaste das ferramentas de nitreto de silício durante a usinagem dos ferros fundidos vermicular e cinzento. Com o estudo, Xavier propõe outros materiais e soluções técnicas para usinar o ferro fundido vermicular.
Acesse as soluções e conclusões da tese no CIMM.
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