Foto: Divulgação
A École Polytechnique, na França, abriu inscrições para ingresso em 2010. Os estudantes estrangeiros poderão se candidatar pela internet até o dia 1º de outubro.
Fundada em 1794, a escola é um estabelecimento público de ensino e pesquisa, e se encontra sob a tutela do Ministério de Defesa da França. Os exames de seleção serão realizados na França e no exterior – incluindo o Brasil –, de 23 a 30 de novembro.
Poderão participar da seleção estudantes que não tenham nacionalidade francesa e que já cursaram no mínimo dois anos de estudos superiores em ciências ou em engenharia, com bons resultados acadêmicos em matemática e física.
A primeira parte do currículo na École Polytechnique envolve educação geral, possibilitando ao estudante uma formação científica multidisciplinar. Durante esse período, o aluno deverá escolher pelo menos seis das seguintes matérias: matemática, mecânica, matemática aplicada, química, informática, biologia, física, economia.
Na segunda parte do programa, o aluno escolhe uma especialização entre diversas opções nas áreas científicas e técnicas.
De acordo com informações no site da instituição, não será exigido o conhecimento do francês para os candidatos, mas eles devem ter menos de 26 anos até 1º de janeiro de 2010. O ensino para os estudantes de fora da União Europeia não é gratuito, mas bolsas de estudos que cobrem taxas e despesas de estadia são oferecidas aos mais bem-sucedidos.
Mais informações: www.polytechnique.fr