Fotos: Divulgação
A limpeza de tochas é um problema pela dificuldade de se obter um processo rápido, eficiente e que não comprometa a vida útil das peças de reposição das tochas.
O TBi JetStream oferece vantagens para a realização desse processo porque a utilização do equipamento independe da geometria do bocal da solda. “Bocais , bicos de contato, conexões dos bocais e difusores de gás são limpos sem ação de grandes forças sobre a tocha. Assim não há mais necessidade do programa de limpeza normalmente usado e aumenta-se a produtividade da célula do robô” explica Felipe Ferreira, do marketing da TBi do Brasil.
O TBi JetStream é constituído basicamente por:
- Abertura com anel de vedação para cabeça da tocha
- Câmara de limpeza do bocal da tocha
- Coletor de resíduos
- Dispositivo de controle
- Reservatório de resíduos
- Reservatório de granalha
O conceito do Jet Stream é que o equipamento permita um maior controle do processo de limpeza e a tríade jato de granalha, ar comprimido e anti-respingo, cause um menor desgaste das peças de reposição e, conseqüentemente, a minimização do tempo inativo de trabalho da tocha de soldagem e uma maior durabilidade do equipamento. A limpeza quase totalmente automatizada, detalhada e rápida das tochas de solda é realizada de uma só vez em todos os lados, com remoção de praticamente todos os respingos.
Um acessório para o uso do Jet Stream é o TBi Spraying Unit, que é uma unidade de aplicação de anti-respigo por spray que proporciona uma dosagem uniforme e econômica de anti-respigo na tocha de soldagem.
O produto pode ser utilizado para limpar tochas robóticas convencionais MIG/MAG mas também para tochas tandem. Esse modelo possui um orifício em forma de elipse e dois bicos de contato paralelos no bocal da tocha, que dificultam a limpeza pelo sistema convencional por fresa, que é circular e não tem penetração no espaço entre os bicos. “A tecnologia de jateamento de granalha do Jet Stream permite a limpeza eficiente desse tipo de equipamento” conclui Felipe.