Foto: Solar Impulse
É fato que a aviação comercial é uma grande fonte de emissões de CO2 na atmosfera e que controlar isso ainda é uma incógnita. Mas há uma novidade nos ares. Foi apresentado, na última sexta-feira, na Suíça, detalhes sobre um avião movido a energia solar. Batizado de Solar Impulse, ele vem sendo desenvolvido desde 2003, tendo à frente o aventureiro Bertrand Piccard. O avião pesa apenas 1.600kg, embora possua a envergadura de um Airbus A330.
A nave terá células solares nas asas, que vão capturar a energia para mover seus quatro motores. E à noite ou em dias nublados? "Baterias de lítio vão garantir a energia para que o avião possa voar à noite", explica o engenheiro francês Christian Le Liepvre, um dos responsáveis pelo projeto.
Depois de numerosos voos virtuais, o Solar Impulse deve ter seu primeiro teste real no final deste ano. E em 2010, se tudo der certo, ele vai cruzar o Atlântico, tendo Piccard como piloto.
Mas, segundo Liepvre, não devemos esperar ver aviões comerciais usando essa tecnologia tão cedo. "A idéia do projeto é abrir portas e, através desse pioneirismo, mostrar que essa tecnologia pode ser aprimorada e, um dia, ser usada em grande escala".
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