Foto: Divulgação
Imagine um sistema dentro do seu carro que monitore constantemente todas as informações de funcionamento, como velocidade, temperatura e pressão do óleo. Essa ferramenta já está disponível em muitos veículos, mas como seria se o mesmo sistema pudesse enviar esses dados remotamente a uma oficina especializada, que descobriria na hora um possível problema de desempenho?
É justamente esse um dos projetos desenvolvidos pelo C.E.S.A.R para a Troller, montadora brasileira especializada na fabricação de veículos especiais, notadamente para uso fora de estrada e aplicações militares. Batizado de ATA – Arquitetura de Telemetria Aberta, o projeto desenvolveu um sistema embarcado que acompanha e diagnostica em tempo real oportunidades de melhoria nos automóveis. Desta forma, um computador de bordo, coleta a informação através da unidade eletrônica de controle do motor e envia para uma interface sem fio, que pode ser um computador, um celular ou mesmo a web.
Desta forma, é possível realizar manutenções preventivas precisas, de acordo com a necessidade de cada veículo – o que na prática significa a diminuição do custo operacional para o proprietário, além da garantia de bom funcionamento do veículo.
Outra tecnologia construída pelo C.E.S.A.R para a mesma empresa é chamada de Smart Trail, ou Pista Inteligente – uma pista de testes totalmente automatizada. Nas dependências da própria montadora, uma via é utilizada para avaliar a performance do veículo, na qual o carro precisa desenvolver uma velocidade específica em trechos com tipos de terreno diferentes. Graças ao trabalho do C.E.S.A.R, sensores foram colocados em pontos-chave da pista e no automóvel, com o objetivo de transmitir em tempo real todo o seu comportamento para uma unidade de recepção, garantindo precisão e eficiência no processo de análise.
Tecnologias Utilizadas
- Desenvolvimento de hardware embarcado
- Desenvolvimento de software embarcado para diferentes arquiteturas de microcontroladoras (8051, ARM)
- Comunicação de baixo nível através de barramentos industriais (CAN, LIN, K-Line)
- Transmissão wireless de informações em categorias diferentes (Bluetooth, GPRS, Wi-Fi)
- Padrões de diagnóstico automotivo (OBD, OBD II)