Fonte: Assessoria de Imprensa - 29/09/08
Foto: Divulgação
Um estudo comprovando a economia no consumo de energia elétrica e a possibilidade de outros benefícios, entre os quais a redução dos custos de manutenção, foi uma das principais razões que levou a Usiminas a adquirir dois inversores de média tensão da Yaskawa para serem utilizados no sistema de exaustão dos convertedores da aciaria número 2 da unidade produtora de aços planos Usina Intendente Câmara, situada em Ipatinga (MG). Será a primeira empresa brasileira da área siderúrgica a implementar os novos inversores da séríe FS-Drive modelo MV1S, desenvolvidos pela Yaskawa do Japão e distribuídos no país pela subsidiária brasileira.
FS-Drive MV1S
Ivan Caetano de Sousa, gerente de Manutenção dos convertedores da Usiminas explica que a meta era fazer um up grade dos acionamentos dos exaustores dos fornos do sistema primário da aciaria. Após pesquisas no mercado para encontrar a solução mais adequada e posterior processo de licitação da qual participaram três fornecedores, a Usiminas acabou escolhendo os inversores da Yaskawa. Os motivos apontados por Ivan para a escolha dos MV1S foram a melhor relação custo-benefício, entre outros ganhos que anteriormente não haviam sido considerados.
Anderson Sato, gerente de Engenharia de Vendas da Yaskawa Elétrico do Brasil, destaca que os inversores possibilitarão controlar a velocidade do motor dos exaustores dos fornos da aciaria, o que a solução atualmente em uso não permite.
Por se tratar da primeira instalação dessa tecnologia no Brasil, todo o trabalho de implementação e de start-up (acompanhamento após a entrada em operação) será feita por técnicos especializados da matriz japonesa da Yaskawa.
De acordo com Ivan Caetano, os inversores deverão ser instalados até o final de 2008. Os inversores serão instalados nos sistemas de exaustão dos convertedores tipo LD-KGC usados nas aciarias para refino do ferro-gusa, convertido em aço, com capacidade de produção de 4,8 milhões de toneladas/ano.
Sobre a Usiminas
O Sistema Usiminas é considerado o maior complexo siderúrgico de aços planos da América Latina, situando-se entre os 20 maiores do mundo. A Usiminas é a líder do Sistema, formado por empresas que atuam em siderurgia e em negócios onde o aço tem importância estratégica. Sua sede administrativa está localizada em Belo Horizonte e a unidade produtiva - Usina Intendente Câmara -, em Ipatinga, região conhecida como Vale do Aço, a 220 quilômetros da capital mineira, próxima a uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo, batizada de Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais.
Sobre a Yaskawa
A Yaskawa Elétrico do Brasil é subsidiária da Yaskawa América, sediada nos EUA, a qual se reporta à Yaskawa Eletric Corporation, do Japão, que soma mais de 90 anos de atuação. No Brasil a empresa conta com três divisões: sistemas industriais (automação completa de linhas, equipamentos ou processos); inversores de freqüência (para controle de motores); e servoacionamentos (para controle de eixos das máquinas). Atualmente, a Yaskawa detém 80% do mercado brasileiro de modernização de pontes rolantes.
Saiba mais sobre a Yaskawa no portal CIMM. Clique aqui