Chega ao Paraná a segunda maior feira de fornecedores da indústria automotiva do Brasil, a Autopar 2008. O evento foi aberto nesta quarta-feira (4) no Expotrade Convention Center, em Pinhais, região de Curitiba, com a presença do vice-governador Orlando Pessuti e do secretário estadual da Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho.
“A maior feira do setor da região Sul e segunda do País apresenta as principais tendências nas áreas de autopeças do Brasil e do exterior e mostra a força do setor automotivo para toda a indústria brasileira”, afirmou o vice-governador Orlando Pessuti.
Realizada a cada dois anos, a Autopar praticamente dobrou de tamanho sobre a edição anterior e agora conta com 380 indústrias participantes. São esperados 35 mil visitantes de todo o Brasil e do Mercosul.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de veículos em 2007 no Brasil foi de 2,97 milhões de unidades, resultado 13,9% superior ao obtido em 2006. A estimativa para 2008 é de que sejam fabricados 3,36 milhões de unidades, crescimento de 14%. O crescimento médio previsto até 2012 é 8,1% ao ano.
Atualmente, o setor automotivo no Paraná responde por 10,9% da produção de veículos no Brasil num total de 654 indústrias – entre montadoras e fabricantes de autopeças – com geração de 35,7 mil empregos. O setor automotivo representa 14,5% das vendas industriais paranaenses.
O Paraná é o segundo maior mercado de distribuição de autopeças do Brasil, com 12% de participação, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná (Sincopeças-PR).
O secretário Virgílio Moreira Filho informa que o setor automotivo é um dos principais produtos do Paraná na pauta de exportações, em especial aos países do Mercosul. “Entre os 10 principais produtos exportados ao bloco dos países vizinhos, 6 são do setor automotivo e agroindustrial e correspondem a 29% do total”, acrescenta o secretário.
Panorama
A adesão de tantas empresas e participantes inclusive internacionais na Autopar 2008 também revela a conjuntura da economia do Paraná. De acordo com recente pesquisa do IBGE, as vendas do comércio varejista paranaense cresceram 8,9% em fevereiro e acumulam alta de 7,4% nos 12 últimos meses. Nos índices de participação na composição da taxa do comércio varejista nacional, o Paraná é destaque ao lado de São Paulo (alta 16,6%), Rio de Janeiro (8,9%), Rio Grande do Sul (11,9%), Minas Gerais (9,9%) e nosso Estado (8,9%).
Nas vendas do comércio varejista ampliado, o Paraná apresentou um crescimento de 23% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. O índice nacional foi de 22,4%. O comércio varejista ampliado é a soma do varejo mais as atividades de veículos, motos, peças e de material de construção.
O próprio IBGE também mostrou o aumento de empregos industriais, onde o Paraná é líder na Região Sul, com alta de 2,43%. “É preciso ressaltar que a indústria contratando, o comércio e os serviços também seguem em alta”, afirma o secretário Virgílio Moreira Filho.
Gostou? Então compartilhe:
Últimas notícias de Educação e Capacitação