Inédito terceiro turno de produção da GM de São Caetano


Começou exatamente aos sete minutos desta última segunda-feira (28/04/2008), o funcionamento do terceiro turno de trabalho na área de produção de veículos da unidade da General Motors do Brasil em São Caetano do Sul (SP), na região do ABCD paulista.

Esta é a primeira vez na história da empresa que esta unidade produzirá veículos dia e noite, de forma ininterrupta durante 24 horas. Para efetivar a medida, a GM contratou, nos últimos meses, novos 1.500 trabalhadores.

“Esta decisão da empresa demonstra a preocupação constante de melhor atender o consumidor, aumentando cada vez mais a oferta de veículos. Temos como desafio, sem dúvida alguma, buscar uma acentuada aceleração na produção da fábrica de São Caetano do Sul”, destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

A medida adotada pela GM é necessária principalmente para atender ao expressivo e consistente crescimento no mercado brasileiro, com evolução média em torno de 30% nos primeiros quatro meses de 2008, em comparação com igual período de 2007. A unidade de São Caetano do Sul iniciou sua produção em 1º de outubro de 1928, mas foi inaugurada oficialmente em 12 de agosto de 1930.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, enfatiza, por sua vez, que “a criação do terceiro turno em São Caetano do Sul, foi uma prova de confiança inequívoca da empresa em relação ao grande potencial da economia brasileira. Além disso, o mercado brasileiro está extremamente aquecido e não vislumbramos no futuro qualquer fator que possa comprometer o atual ritmo de crescimento”.

Pinheiro Neto lembra que a GM do Brasil, nos quatro primeiros meses de 2008, vem registrando um crescimento acumulado superior a 30%, um pouco acima da média obtida pelo mercado como um todo.

Segundo ele, com o terceiro turno implantado, a unidade de São Caetano terá condições de ampliar sua capacidade atual de produção, de 200 mil veículos ano, para 250 mil veículos anuais.

Desde o anúncio da decisão da empresa, no último dia 18 de fevereiro de 2008, começou o processo de seleção e recrutamento para as contratações e imediato treinamento dos novos funcionários, a maioria direcionada para a área de produção e uma pequena parte para funções especializadas não diretamente ligadas à montagem de veículos, mas que se fazem necessárias para o controle e a operacionalização da nova capacidade produtiva da empresa no Brasil.

O novo perfil dos turnos de trabalho

Os novos 1.500 funcionários contratados para a unidade de São Caetano do Sul, foram distribuídos nos três turnos de trabalho, de modo a facilitar o treinamento prático na montagem efetiva de veículos. No futuro, todos eles serão remanejados especificamente para o terceiro turno.

O inédito terceiro turno de trabalho começou a funcionar oficialmente aos sete minutos da última segunda-feira, estendendo-se até às 06h05min. O primeiro turno, então, agora funciona das 06h00 às 15h18 min, enquanto o segundo, das 15h13min às 00h12 min.

A fábrica de São Caetano do Sul produz os seguintes modelos: picape Montana, Classic, Corsa hatchback, Corsa sedã, Astra hatchback, Astra sedã, Vectra hatchback (GT) e Vectra sedã.

Cronologia do Complexo de São Caetano do Sul


Há quase 78 anos instalada no município de São Caetano do Sul, a fábrica da GM é considerada uma das mais flexíveis e versáteis da corporação no mundo, onde são produzidos na mesma linha os modelos das linhas Classic (sedã), Corsa (hatchback e sedã), Astra (hatchback e sedã), Vectra GT (hatchbach), Vectra Sedã, além da picape Montana.

A unidade de São Caetano do Sul iniciou sua produção em 1º de outubro de 1928 mas foi inaugurada oficialmente em 12 de agosto de 1930.

1936 - Em junho é produzido o veículo número 100.000.

1949 - Em fevereiro é produzido o veículo número 200.000 e, em maio, a fábrica de São Caetano do Sul começa a ser ampliada.

1968 – É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.

1972 - Em 30 de junho, são adquiridos dois terrenos com 243.000 m² para expansão da fábrica de São Caetano do Sul.

1979 - Em 12 de dezembro, a fábrica de São Caetano do Sul comemora a produção do veículo número 1.500.000.

1993 – Em 11 de novembro, durante a visita do presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GMB comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi, unidade montada na fábrica de São Caetano do Sul.

2008 – Em 18 de fevereiro, após acordo entre a GM e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, anunciou-se a criação, pela primeira vez na história daquela unidade, do terceiro turno de trabalho voltado especificamente à produção, implicando na contratação, por prazo determinado de um ano, de 600 novos empregados, para uma produção adicional de 50 mil veículos/ano.

2008 – Em 07 de março, a GM anunciou sua decisão de elevar em aproximadamente 900, o número de novas contratações, para acelerar a ampliação da produção de veículos.

2008 – Em 28 de abril, começou a funcionar oficialmente o terceiro turno de trabalho na linha de montagem em São Caetano do Sul.