Foto: University of Warwick
Engenheiros da Universidade de Warwick, na Inglaterra, desenvolveram uma técnica que permite a gravação de marcas-d'água em produtos de plástico. A técnica é a primeira a disponibilizar um meio rápido e economicamente viável de se proteger produtos plásticos contra a pirataria.
Dias atrás, cientistas alemães anunciaram uma técnica que permite a inserção de hologramas em metais, como forma para proteger peças metálicas contra a pirataria. Eles se propunham então justamente a tentar fazer com que sua tecnologia pudesse ser aplicada aos plásticos (veja
Hologramas explosivos podem ser criados até sobre aço).
A equipe do Dr. Gordon Smith saiu na frente, embora não utilize a mesma técnica de holografia. "Nós estamos trabalhando em diversos processos para evitar que componentes plásticos sejam copiados e este processo 'no molde' é o primeiro deles a ser desenvolvido para aplicação prática," diz ele.
A marca d'água é criada como uma parte intrínseca do produto plástico no momento em que ele é moldado. Segundo Smith, seria necessário um grande conhecimento técnico e equipamentos especiais para que alguém tentasse reproduzir o processo de gravação.
A tecnologia deverá atrair principalmente as empresas fabricantes de DVDs, em sua eterna luta contra a pirataria. Segundo Smith, a gravação da marca d'água diretamente no molde aumentará o custo de fabricação dos produtos em menos do que um por cento.