Lançamento do livro Gestão Integrada da Inovação


Uma publicação pioneira no Brasil apresenta uma nova metodologia para as empresas se organizarem de forma sistemática para realizar inovações tecnológicas.

A obra Gestão Integrada da Inovação – Estratégia, Inovação e Desenvolvimento de Produtos será lançada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) em abril.

O livro detalha, passo-a-passo, a metodologia Gestão Integrada da Inovação (Nugin), desenvolvida pelo IEL/SC em parceria com a Ufsc e a Financiadora de Estudos e Projetos do governo federal (Finep). O Nugin foi criado com base nas melhores práticas internacionais de inovação, adaptadas para a realidade brasileira.

A metodologia já foi implementada em empresas de diversos setores da economia catarinense. Com o apoio do Nugin, elas captaram cerca de R$ 24 milhões para projetos de inovação nos últimos dois anos.

Sumário

Neste mundo altamente competitivo, o grande desafio das empresas é encontrar formas de manter-se no mercado no médio e longo prazo e traçar os caminhos para se tornar líder. Como já dizia Peter Drucker, a melhor forma de prever o futuro é criá-lo. Por isso, a capacidade de inovar, de se reinventar, de criar oportunidades, passa a ser um fator de fundamental importância para as empresas.

Este livro trata da gestão integrada da inovação, com o objetivo de oferecer ao leitor uma metodologia estruturada para organizar a gestão da inovação na empresa, gerar idéias, identificar novas oportunidades, definir estratégias de desenvolvimento tecnológico, priorizar projetos, integrar áreas e equipes, gerenciar projetos e desenvolver produtos inovadores.

Os autores pesquisaram a grande maioria das metodologias existentes e apresentam uma proposta que se ajusta às necessidades e realidades das empresas brasileiras, considerando suas peculiares, barreiras e adequando-se a diferentes tamanhos de empresas.

Um dos pontos centrais da metodologia apresentada é a estruturação de núcleos de inovação nas empresas, cuja responsabilidade é coordenar e sistematizar o processo de gestão da inovação, visando aumentar a capacidade inovadora da empresa, integrada a todos os outros atores do processo produtivo. O Objetivo do livro, portanto, é preparar a empresa para inovar.

Mais informações no site da Edtora Atlas.