Foto: Divulgação
O promissor mercado de carros ecologicamente corretos ganha mais um investidor, a GE. A empresa, que já produz sistema híbrido para locomotivas, anunciou nesta quinta-feira (6), no Salão de Genebra, que irá desenvolver carros elétricos em conjunto com a fabricante de veículos Think, especializada em modelos movidos a eletricidade.
As duas empresas terão o suporte tecnológico da A123Systems, que produz baterias de íon-lítio. Segundo a GE, foram investidos mais de US$ 20 milhões na A123Systems e mais de US$ 4 milhões na norueguesa Think Global.
Protótipo elétrico ThinkOx foi apresentado no Salão de Genebra
Em Genebra, a Think apresentou o crossover conceito ThinkOx, um carro de cinco lugares movido a bateria, com tamanho semelhante ao de um utilitário esportivo, porém mais leve e aerodinâmico.
As montadoras apostam nas baterias de lítio e nas células de combustível movidas a hidrogênio como o futuro em matriz energética para veículos. Nesse processo, o carro híbrido serve como uma ‘ponte’ para tais tecnologias - esse sistema, que alia combustíveis líquidos e energia elétrica, chega a reduzir em até 45% o consumo de gasolina.
No Brasil, a Fiat investe na criação do Palio Elétrico. O protótipo é desenvolvido em uma linha montada em parceria com a Itaipu Hidrelétrica e a empresa suíça KWO. O Palio Elétrico tem autonomia média de 120 km e atinge a velocidade máxima de 110 km/h.