Foto: Divulgação
Os dois primeiros modelos de ônibus a serem produzidos na Índia pela Tata Marcopolo Motors Limited, joint venture entre a Marcopolo e a Tata Motors, foram apresentados na Auto Expo 2008, principal evento automotivo realizado em janeiro, em Nova Delhi. Os veículos Starbus e o Starbus LE (Low Entry) foram expostos ao lado de outros 15 novos modelos de automóveis, utilitários e caminhões, entre os quais o Tata Nano, o carro mais barato do mundo com um preço sugerido de 2.500 dólares.
O Starbus e o Starbus LE são os primeiros modelos desenvolvidos pela parceria entre a Marcopolo e a Tata Motors. Os veículos possuem chassi Tata e as carrocerias foram projetadas pelos engenheiros da fabricante brasileira, de acordo com as características do mercado local.
Produzido na primeira fábrica da joint venture localizada na cidade de Lucknow, o Starbus LE já está sendo comercializado na Índia e as primeiras 100 unidades – de um total de 525 – para o novo sistema de transporte coletivo da cidade de Nova Delhi serão entregues este mês.
No segundo semestre, entrará em operação a segunda unidade fabril que está sendo construída em Dharwad e terá capacidade para fabricação de 25 mil veículos/ano, onde será iniciada a produção do microônibus Starbus.
Starbus LE
O Starbus LE possui piso baixo e ar-condicionado e foi desenvolvido para atender ao BRTS (Sistema de Trânsito Rápido de Ônibus) de Nova Delhi. O piso, com apenas 380 mm de altura em relação ao solo, e as portas largas possibilitam maior rapidez e facilidade nas operações de entrada e saída, reduzindo o tempo das paradas, encurtando a duração total da viagem e aumentando a eficiência do serviço.
Internamente, o Starbus LE é equipado com cortinas de ar nas portas para manter a temperatura interna baixa e ampliar o conforto. O motor traseiro também colabora para a redução nos níveis de ruído interno.
O veículo possui ainda itens de conforto e segurança como sinais sonoros para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança, portas com controle pneumático que impede a partida enquanto abertas, rampa manual para portadores de necessidades especiais e um sistema sonoro que informa o destino e a estação de parada. Outro ponto importante na construção deste veículo é de que a frente e traseira são feitos em aço estampado.
A Marcopolo e a Tata Motors prevêem fabricar mais de 1.000 unidades do Stabus LE em 2008 para atender ao BRTS de Nova Delhi e outras cidades que estão em fase de negociação. Já a produção do microônibus Starbus deverá atingir 2.000 unidades até o final do ano.
Microônibus Starbus
O microônibus Starbus tem estilo arrojado e capacidade para transportar 28 passageiros sentados. O modelo possui menores níveis de ruído, vibração e desconforto (NVH) da categoria e é o primeiro na Índia a oferecer um padrão superior de conforto para o passageiro, com grande espaço interno e maior capacidade para bagagens.
Outros itens de segurança e conveniência são a porta com acionamento pneumático, controlada pelo motorista, e o piso antiderrapante. O veículo será o primeiro que atende as especificações da nova legislação que entrará em vigor na Índia.