Notícias
Os três primeiros dias da Intermach 2025 – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica (15 a 17), contemplaram acesso ao conhecimento técnico por meio de diferentes formatos, que atraíram profissionais da indústria para mais de 40 horas de capacitação. O Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade, organizado pela Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para controle de Qualidade, Ensaio e Medição (CSQI) da ABIMAQ, trouxe os mais recentes estudos e referências da área.
O SENAI/IST promoveu o CINTEC – Congresso de Mecânica e Automação, que posicionou a Inteligência Artificial e tecnologias de automação industrial entre os principais assuntos discutidos. A intensa programação de Workshops Gratuitos apresentada por expositores complementou o acesso ao conhecimento durante a feira, abordando questões atuais do ambiente industrial relacionadas à Inteligência Artificial (IA), ESG (ambiental, social e governança) e Indústria 4.0. Juntos os eventos somaram mais de 40 horas de capacitação.
Nesta quinta-feira (17), a CSQI da ABIMAQ realizou o Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade durante a Intermach. O evento reuniu especialistas em qualidade e instrumentação do setor, que apresentaram os mais recentes estudos, tecnologias e soluções para atender as demandas da indústria metalmecânica.
O presidente da CSQI, Murilo Peixoto, avaliou de forma positiva a participação do público no seminário e a qualidade do conhecimento técnico repassado. “A cada ano o seminário tem demonstrado que a CSQI conhece sobre o assunto e isso tem repercutido entre o público da feira. Depois do evento, os participantes tem entrado em contato com as empresas e procurado resolver os problemas de maneira técnica”, destacou.
Continua depois da publicidade |
Peixoto pontuou ainda, que a CSQI conta com empresas associadas que lidam com as mais variadas grandezas físicas, a exemplo de força, dimensionamento, pressão e volume. “Dependendo do problema que a organização enfrenta, ela entra em contato com a CSQI, no decorrer do ano, e direcionamos a demanda para quem oferece a solução, e no seminário isso ocorre diretamente entre o participante e o palestrante”, acrescentou.
Jonanthan Espíndola, da empresa Massa, participou como expectador e está satisfeito com a experência e o conteúdo compartilhado pelos palestrantes da área de metrologia. “Conheci novas soluções do mercado, fiz novos contatos e, esse curto período de tempo, possibilitou acesso a várias inovações. Pretendo me aprofundar nas referências fornecidas, que podem ser avalidas para aplicação na empresa”, relatou.
A intensa programação de Workshops promovido por expositores foi mais uma opção de acesso ao conhecimento durante a Intermach. Os principais temas abrangeram questões atuais do ambiente industrial relacionadas à Inteligência Artificial (IA), ESG (ambiental, social e governança) e Indústria 4.0.
Jussimar Farias e Leonardo Kornowski, da Camserv, apresentaram o tema “O futuro da IoT no Design e Manufatura”, detalhando as novidades das soluções. “Os workshops são um espaço para atingir um número maior de pessoas, repassar informações sobre as nossas principais soluções e apresentar de forma objetiva as suas funcionalidades e diferenciais”, detalhou Farias.
Anderson Albino, profissional que atua com o desenvolvimento de projetos, ao assistir a palestra disse que a oportunidade permitiu obsevar com mais detalhes a evolução e inovação das soluções. “Pude perceber o quanto a Inteligência Artificial está embutida nesse mercado, além disso, o seminário traz o benefício da interatividade entre o apresentador eos participantes”, destacou.
Ronie Carvalho, da Alta Vista Investimentos, assistiu a palestra “Soluções Modulares de Suportação e Fixação para Projetos Inovadores”, da Hartbau. “As soluções apresentadas podem trazer economia em aspectos, muitas vezes, negligenciados pela indústria. Os workshops trazem informações mais detalhadas, se comparado a uma simples visita a um estante e, o fato de poder escolher o que assistir, permite que o visitante faça um trabalho focado na sua área de interesse no ambiente da feira”, explicou.
O SENAI/IST promoveu o CINTEC – Congresso de Mecânica e Automação, com abordagens voltadas a Inteligência Artificial e tecnologias de automação industrial. O congresso contemplou os três primeiros dias da Intermach, de 15 a 17 de julho.
Anderson Badziak, da Schulz Automotiva, participou da programação e destacou o acesso a dados de como outros países estão evoluídos em robótica, especialmente a Coréia do Sul, e acredita que o Brasil precisa seguir esses passos. “Outro ponto que chamou minha atenção foi a falta de profissionais especializados para trabalhar com robótica e como será a dinâmica de trabalho dentro das empresas com o incremento do uso da tecnologia. A indústria está mudando e evoluindo cada vez mais e isso vai exigir de nós profissionais cada vez mais dedicação à pesquisa, aos estudos e ao desenvolvimento humano”, comentou.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa