Produção inteligente ganha força com IA e automação, aponta Rockwell
Estudo mostra como a produção inteligente conecta pessoas e tecnologia para enfrentar riscos e tornar a indústria mais ágil
05/06/2025Estudo mostra como a produção inteligente conecta pessoas e tecnologia para enfrentar riscos e tornar a indústria mais ágil
05/06/2025A Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e à transformação digital, divulgou os resultados do 10° Relatório do Estado da Produção Inteligente. O estudo global, realizado em março de 2025, entrevistou mais de 1.500 fabricantes em 17 dos principais países produtores.
Diante das incertezas provocadas por mudanças econômicas, o levantamento destaca como as empresas estão adotando tecnologias de produção inteligente para gerenciar riscos, melhorar o desempenho e apoiar sua força de trabalho. O estudo também analisa a adoção de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (ML) e sistemas baseados em nuvem.
“Os avanços tecnológicos de hoje estão revelando novas oportunidades em que o potencial combinado de pessoas e tecnologia moldará nosso futuro coletivo”, afirma o presidente e CEO da Rockwell Automation, Blake Moret. “Como mostra o relatório deste ano, fabricantes de todo o mundo estão usando a produção inteligente para enfrentar interrupções e criar novas oportunidades com mais velocidade e agilidade. Na Rockwell, acreditamos que inovação e resiliência caminham juntas. Com a tecnologia certa e as pessoas certas, podemos simplificar a complexidade e liderar com confiança em tempos de mudanças dinâmicas”, explica.
Além desses dados, o relatório reflete um movimento mais amplo em direção a operações mais eficientes e adaptáveis. Os fabricantes estão usando tecnologias inteligentes para fortalecer as cadeias de fornecimento, acelerar as iniciativas de sustentabilidade e tomar decisões mais rápidas e embasadas. O relatório também aponta um aumento de 5% na importância das competências analíticas e em IA para cargos de liderança, evidenciando que o desenvolvimento de talentos e a inovação tecnológica precisam caminhar juntos.
Continua depois da publicidade |
Ainda assim, muitos fabricantes enfrentam desafios ao implementar a IA. Quase metade dos entrevistados afirma que a capacidade de aplicar IA agora é uma habilidade extremamente importante, um salto significativo em relação aos 10% registrados no ano passado.
Este relatório analisou o feedback de 1.560 entrevistados de 17 dos principais países fabricantes com cargos que vão da gestão até o nível executivo (C-suite) e foi realizado em associação com a Rockwell Automation e a Sapio Research. A pesquisa incluiu vários setores, como bens de consumo embalados, alimentos e bebidas, automotivo, semicondutores, energia, ciências da vida e muito mais. Com uma distribuição equilibrada de tamanhos de empresas com receitas que abrangem de US$ 100 milhões a mais de US$ 30 bilhões, ela oferece uma ampla gama de perspectivas de negócios de produção.
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe: