Nansen investe R$ 265 milhões em Minas Gerais com novo Centro de P&D

Expansão industrial deve gerar mais de 400 empregos e reforça o compromisso com inovação tecnológica na região

A Nansen, referência no setor elétrico, anunciou recentemente um investimento de R$ 265 milhões para a construção de uma fábrica de transformadores de energia em Minas Gerais. De acordo com O Tempo, a iniciativa, realizada em parceria com a Cemig e o Governo do Estado, marca uma nova fase de expansão para a empresa. Além de gerar mais de 400 empregos diretos e indiretos, o projeto também contempla a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que buscará soluções inovadoras para o mercado de distribuição de energia.

Embora a cidade que abrigará a nova unidade ainda não tenha sido definida, o plano estratégico de Nansen reflete seu compromisso com a inovação e o fortalecimento do setor elétrico. “O projeto está em linha com o plano de expansão de negócios da Nansen no mercado de distribuição do Brasil e da América Latina, trazendo investimento e geração de empregos para Minas Gerais, estado onde a história da Nansen se iniciou em 1930. É um orgulho para todo o tempo da Nansen fazer parte dessa evolução e conquista”, afirma Ciro Lima, diretor de marketing da empresa.

Processo automatizado

Uma nova fábrica produzirá transformadores de alta eficiência, incluindo modelos de 15kV, 24,2kV e 36kV, com potências que variam de 10kVA a 300kVA. Esses equipamentos foram projetados para atender demandas robustas de distribuição de energia, tanto no mercado brasileiro quanto na América Latina, e se destacam pela automação nos processos de fabricação, garantindo maior precisão, eficiência e qualidade, além de redução de custos operacionais.

A Nansen já possui forte presença industrial com unidades em Contagem (MG) e Manaus (AM). Esta última, inaugurada em 2021, tem capacidade de fabricar até 7,8 milhões de medidores de energia por ano, excedendo a demanda nacional. A empresa também atua na fabricação de carregadores veiculares e emprega mais de mil colaboradores em suas operações no Brasil, Colômbia, Peru e México.