Marcopolo investe R$ 50 milhões em fábrica no ES para produção de ônibus elétricos

Unidade em São Mateus produz o Attivi Integral, modelo 100% elétrico voltado à mobilidade sustentável, com exportações já realizadas para Angola e Costa Rica

A Marcopolo, líder nacional em soluções de transporte, anunciou um investimento de R$ 50 milhões para ampliar e modernizar sua fábrica em São Mateus, Espírito Santo. A unidade começou, em 2024, a produzir o Attivi Integral, primeiro ônibus 100% elétrico desenvolvido pela empresa com chassi e carroceria próprios. A informação foi divulgada pela Marcopolo por meio de uma publicação no jornal A Gazeta.  

Com foco em sustentabilidade, o Attivi Integral é projetado para atender às demandas do transporte público urbano, contribuindo para a descarbonização do setor. Segundo a empresa, equipado com tecnologia nacional, o modelo possui autonomia de 250 quilômetros e pode ser recarregado em até quatro horas. Atualmente, oito unidades estão em circulação em Porto Alegre, e a fábrica de São Mateus já exportou 50 ônibus para Angola e outras unidades para a Costa Rica.  

“Com foco na inovação e em estar sempre à frente das demandas de mercado, a companhia tem participado, há várias décadas, dos mais avançados projetos de mobilidade sustentável, como o desenvolvimento de produtos híbridos, a gás e hidrogênio e trens. Nos últimos anos, a Marcopolo fortaleceu o seu compromisso com a descarbonização do transporte através do Attivi Integral, modelo que incorpora as mais avançadas tecnologias e foi projetado para atender às características das cidades brasileiras”, destaca o CEO da Marcopolo, André Armaganijan.

Além de destacar o avanço tecnológico, a fábrica de São Mateus desempenha um papel estratégico na economia regional. Em operação desde 2014, a unidade já gerou cerca de 2.000 empregos diretos, colocando o Espírito Santo como referência nacional na produção de veículos elétricos. A ampliação da planta eleva ainda mais o potencial do estado como polo tecnológico e industrial.