Montadora chinesa investe R$ 120 milhões no desenvolvimento de motores híbridos flex no Brasil

GAC traz tecnologia de ponta e anuncia quatro modelos para o mercado brasileiro

A chinesa Guangzhou Automobile Group (GAC) reforçou seu compromisso com o mercado brasileiro ao anunciar um investimento de R$ 120 milhões no desenvolvimento de motores híbridos flex no país. De acordo com a Quatro Rodas, o projeto, que marca um passo importante na estratégia de expansão da montadora, será realizado em parceria com três das mais renomadas universidades brasileiras: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Wei Haigang, presidente da GAC International, revelou que o objetivo do investimento é fomentar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis, alinhando-se às demandas do mercado brasileiro. A empresa visa posicionar-se como pioneira entre as montadoras chinesas no Brasil, com uma linha de produção completa e um centro de pesquisa e desenvolvimento até o final da década.

Além dos motores híbridos flex, a GAC já anunciou que importará veículos para o Brasil antes da inauguração de sua fábrica local. Entre os modelos confirmados estão o SUV elétrico Aion Y Plus, o sedã Aion S Plus, o SUV compacto GS3 Emzoom e o esportivo Aion Hyper HT. Cada modelo reflete a aposta da montadora em oferecer tecnologia de ponta e uma gama diversificada de produtos que atendam às diferentes necessidades do consumidor brasileiro.

Centro de pesquisa e desenvolvimento 

A GAC planeja investir, ao todo, US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,99 bilhões) no mercado brasileiro ao longo dos próximos cinco anos. O investimento inclui a construção de uma fábrica e um centro de pesquisa e desenvolvimento, cujas localizações ainda estão em definição. Estados como Bahia, Espírito Santo e Amapá estão entre os cotados. A marca também já nomeou cerca de 20 concessionárias, com previsão de expandir para 50 até 2030.


Continua depois da publicidade


Embora chegue após concorrentes como BYD e GWM, a GAC aposta em sua experiência de parcerias com gigantes como Toyota e Honda e em sua capacidade de adaptação às necessidades locais. A estratégia robusta inclui o uso da marca GAC e de nomes como Aion para fortalecer sua identidade no mercado, evitando confusões com outras fabricantes chinesas.

Com uma meta ambiciosa de lançar cinco modelos por ano, a GAC promete transformar o panorama do mercado automotivo no Brasil, apostando em inovação, sustentabilidade e adaptação às demandas locais.