Notícias
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, foi contemplada com R$ 152,4 milhões em financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a Agência de Notícias do BNDES, o investimento será direcionado a um plano de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), com foco em projetos nas áreas de produtos e processos industriais e florestais, a serem desenvolvidos em várias unidades da empresa no Brasil.
Com recursos do Programa BNDES Mais Inovação, serão apoiadas 62 iniciativas de inovação em produtos, processos industriais e florestais que serão conduzidos nas unidades de Aracruz (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Jacareí (SP), Limeira (SP), Mogi das Cruzes (SP), Suzano (SP), Três Lagoas (MS), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA).
Dentre as iniciativas previstas, a Suzano irá investir no melhoramento genético de clones de eucalipto, além de buscar alternativas para a substituição do plástico por papel, o aprimoramento do uso de recursos como madeira, água e produtos químicos, e o desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas. Esses projetos têm como objetivo aumentar a eficiência dos processos e reduzir impactos ambientais, com destaque para o manejo florestal sustentável.
O financiamento também reflete a tendência crescente de empresas do setor de papel e celulose buscarem inovação como diferencial competitivo. O BNDES acredita que os projetos de inovação da empresa têm possibilidade de gerar patentes e desenhos industriais no país e no mundo, contribuindo para fortalecer o posicionamento da Suzano no setor e servir de exemplo verde a outras indústrias.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o programa Mais Inovação, que aprovou este crédito, visa apoiar o crescimento da indústria por meio da pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Ele destacou também a importância do setor de celulose para a economia circular e o uso sustentável dos recursos naturais, conceitos cada vez mais valorizados pelo mercado internacional.
Continua depois da publicidade |
Em entrevista à Agência BNDES de Notícias, o presidente da Suzano, Beto Abreu, afirmou que, além de promover a sustentabilidade, os investimentos também visam melhorar a competitividade da empresa. Desde 2019, a Suzano já aplicou mais de R$ 60 bilhões em projetos de inovação e sustentabilidade.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa