Notícias
A integração da biodiversidade aos negócios é uma realidade para mais da metade das indústrias no Brasil, mostra uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Lançada na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP16), em Cali, na Colômbia, os resultados também foram levados à Conferência do Clima (COP29) em Baku, no Azerbaijão.
O levantamento com mais de 1,5 mil indústrias de transformação e extrativas dá conta de que seis em cada dez empresas adotam práticas relacionadas à biodiversidade nos negócios (58%), como tecnologias, certificações e uso sustentável de recursos.
Quando questionados, os entrevistados afirmaram que as principais medidas adotadas são:
A pesquisa mostra que quanto maior o porte da indústria, maior é a integração da biodiversidade aos negócios. A porcentagem poderia ser maior não fosse o custo de implementação de práticas sustentáveis, principal barreira citada pelas empresas (28%), seguida de falta de incentivos governamentais (24%) e de dificuldades regulatórias ou legais (19%).
Quando se trata dos benefícios, 35% das indústrias disseram que o principal benefício de integrar a biodiversidade aos negócios é melhorar a imagem das empresas. Em seguida, indicaram o cumprimento de requisitos legais ou regulatórios (31%).
A pesquisa revelou também que 55% dos respondentes concordam total ou parcialmente que investir em práticas de conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade atrai consumidores e investidores. E 45% das indústrias no país têm um plano futuro para a biodiversidade. Entre as ações previstas, as principais são:
Para ter ideia da capacidade da integração da biodiversidade às empresas, o levantamento aponta que 20% das indústrias brasileiras ouvidas fabricam insumos ou produtos que incluem recursos vegetais, animais ou microrganismos na formulação. Dentre estes, 76% dizem que o recurso contribui para as características funcionais do produto.
Continua depois da publicidade |
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa