Alunos da UFSC são premiados por sistema para monitorar vida útil de ferramentas de usinagem

A ideia surgiu da necessidade identificada no setor de usinagem: atualmente, 70% das falhas nos processos são causadas pelo desgaste não monitorado das ferramentas

Estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville, venceram a 13ª edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (Jedi), na categoria Empreendedorismo, encerrada no dia 10 de novembro. O time Tool Doctor recebeu a premiação de R$ 10 mil pelo desenvolvimento de um sistema para monitorar a vida útil de ferramentas de usinagem na indústria por meio de inteligência artificial.

Time Tool Doctor (Imagem: UFSC/Divulgação)

A ideia surgiu da necessidade identificada no setor de usinagem: atualmente, 70% das falhas nos processos são causadas pelo desgaste não monitorado das ferramentas, gerando quebras inesperadas, aumento nos custos de produção e impactos significativos na eficiência industrial. Em entrevistas realizadas na fase de pesquisa, profissionais da área citaram a falta de monitoramento preciso como um problema recorrente, apontado como causa de prejuízos tanto financeiros quanto operacionais para as empresas.

Assim, a Tool Doctor combinou visão computacional com a metodologia Soap - Subjetivo, Objetivo, Análise e Plano - para identificar, diagnosticar e tratar problemas de desgaste de ferramentas. O mercado-alvo inicial para a iniciativa é o setor metalomecânico de Joinville, com uma projeção de expansão para outras indústrias, como a automotiva, aeroespacial e metalúrgica.


Continua depois da publicidade


O time vencedor é formado por Douglas Lopes Maltezo Saiter, Welton Bill Dos Santos, Lucas Gabriel Barcaro e Nathã Correia. Para a equipe, a participação e a vitória no Jedi “fortalecem a posição da Tool Doctor como uma solução disruptiva para o monitoramento de ferramentas de usinagem, reafirmando o compromisso da equipe com inovação e eficiência no setor industrial. Essa conquista reflete a sinergia entre academia e indústria, demonstrando o potencial transformador da UFSC e do ecossistema de inovação de Joinville”.