Matrículas em cursos de engenharia na Índia ficaram abaixo de 50% nos últimos anos

Busca por engenheiros mecânicos com habilidades específicas cresce no país

A demanda por especialistas em inteligência artificial (IA) tem crescido significativamente devido ao aumento da implementação dessa tecnologia em todo o mundo. No entanto, segundo Guruprasad Mudlapur, presidente do Grupo Bosch na Índia, a companhia também tem intensificado a busca por engenheiros mecânicos, focando em currículos que apresentem habilidades específicas.

De acordo com o Conselho de Educação Técnica da Índia, o número de matrículas em cursos de engenharia mecânica e outras áreas fundamentais tem diminuído consistentemente nos últimos cinco anos. Nas áreas de engenharia mecânica e civil, os dados mostram que as taxas de admissão ficaram abaixo de 50% nos últimos anos.

Apesar disso, Mudlapur afirma que a empresa não tem enfrentado dificuldades para contratar esses profissionais, pois, segundo ele, as ofertas no mercado têm sido abundantes. O presidente da empresa também ressaltou a importância de a Bosch, como indústria, investir na qualificação desses profissionais, que, segundo ele, devem se destacar em simulação mecânica e térmica.

De acordo com o presidente, é necessário aproximadamente um ano para que esses profissionais adquiram as habilidades essenciais, o que representa um grande desafio para o setor como um todo.

*Imagem de capa: Depositphotos.com


Tópicos: