Transição energética: estudos visam ampliação do uso de hidrogênio verde no país

Governo federal lançou o programa H2 Brasil com o objetivo de expandir o uso de hidrogênio verde principalmente na indústria e nos transportes

O governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, lançou o programa H2 Brasil com o objetivo de expandir o uso de hidrogênio verde no país, principalmente na indústria e nos transportes. São Paulo é o estado que mais utiliza energia renovável no Brasil e implementa, por meio de instituições como a InvestSP, projetos e pesquisas com foco em transição energética.

Por isso, a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, foi convidada para participar do grupo de especialistas que elaboraram os estudos que subsidiaram o H2 Brasil.

O especialista em transição energética Davi Lopes representou a agência nos trabalhos e atuou na composição dos aspectos socioeconômicos do programa. De acordo com ele, “o objetivo foi detalhar meios para uma transição energética justa, que considere as realidades locais de cada região do país e, assim, ser possível avaliar impactos econômicos que serão gerados pela mudança da matriz energética no médio prazo”.

Os estudos foram divididos em quatro segmentos: Planejamento energético; Regulação e certificação; Aspectos socioambientais da cadeia produtiva de hidrogênio verde; e Mercado e financiamento no Brasil. Eles podem ser acessados aqui.

*Imagem de capa: Depositphotos.com