Empresa de tecnologia aeronáutica investe R$ 40 milhões para expansão e inovação

A expansão da Aeromot em Belo Horizonte promete impulsionar a inovação e fortalecer a cadeia de fornecimento local na indústria aeronáutica

A Aeromot, empresa de tecnologia aeronáutica brasileira, em parceria com o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Invest Minas, anunciou nesta segunda-feira (15) um investimento de R$ 40 milhões para expandir suas operações em Belo Horizonte. Segundo o Governo de Minas, o projeto abrange a criação de novas unidades de negócios, com previsão de iniciar as operações no segundo semestre deste ano e gerar 160 novos empregos diretos na capital mineira.

Com mais de 56 anos de contribuição para a aviação brasileira, a Aeromot já está presente no Aeroporto da Pampulha desde 2019 e agora planeja diversificar suas atividades na capital mineira. O investimento inclui a criação de novas unidades de negócios, como a Vowe Air Mobility e a ampliação do Centro de Serviços Diamond Aircraft, além do desenvolvimento de componentes aeronáuticos de alta tecnologia e o desenvolvimento de uma nova aeronave altamente eficiente, a ser fabricada em solo mineiro.

"Esta decisão estratégica não só reforça nossa presença em Minas Gerais, mas também marca o início de uma nova fase promissora para a Aeromot. Além de explorar novas oportunidades de mercado, estamos colaborando estreitamente com a UFMG, nossa parceira de longa data, para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para a aviação regional", disse Guilherme Cunha, CEO da Aeromot.

Veja também: Episódio Manutenção de Aeronaves Militares - Eu na Indústria Podcast #033, do Manutenção em Ação

Com o projeto de expansão em pleno andamento, a Aeromot já registrou um aumento significativo de 29,2% no seu quadro de funcionários. A expectativa é de ampliar ainda mais as equipes nas áreas administrativa, técnica, de engenharia e pilotos a partir do segundo semestre deste ano, segundo o Governo de Minas.

A Aeromot, reconhecida pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa, está engajada no desenvolvimento de projetos de integração de sistemas, fabricação de peças e manutenção aeronáutica. Além disso, é a única responsável pela distribuição e pelos serviços autorizados da Diamond Aircraft no Brasil. Atualmente, a empresa concentra esforços em sua expansão, incluindo a fabricação de aeronaves e o lançamento do programa Vowe Air Mobility em Belo Horizonte. Este programa visa aumentar o uso da aviação privada através de um modelo compartilhado, com custos operacionais reduzidos e menor emissão de carbono.