Chinesa de biotecnologia avalia investir R$ 2 bi em nova fábrica no Mato Grosso

Em comitiva, produtora de aminoácidos visitou o estado e em breve deverá visitar outros regiões para estudar viabilidade de uma nova unidade fabril

A empresa chinesa Fufeng Group Limited, líder global na produção de aminoácidos, está explorando ativamente a viabilidade de expandir suas operações na América do Sul, escolhendo o Brasil como destino para um investimento significativo de US$ 400 milhões. Entre os dias 3 e 10 de julho, a Fufeng Group, acompanhada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), visitou diversos municípios do estado, incluindo Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis e Sorriso.

Essa visita faz parte do esforço da Fufeng Group para analisar a possibilidade de implantação de uma unidade fabril em Mato Grosso, com a empresa enviando sua segunda comitiva ao estado, segundo o Governo de Ma. A comitiva, composta por equipe técnica, incluiu o gerente-geral do projeto Fufeng Brasil, Jinzhao Xu, o engenheiro sênior de termoeletricidade, Tianqing Yang, o gerente de relações comerciais internacionais, Yawei Li, e o intérprete, Yuhang Zheng. Durante a visita, a equipe realizou uma análise detalhada das localidades e coletou informações valiosas sobre os projetos na região. 

Além das visitas aos municípios, a comitiva da Fufeng Group também explorou a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, avaliando o espaço e os benefícios fiscais disponíveis. Essas visitas fazem parte de uma estratégia maior da Fufeng Group para entender melhor o ambiente de negócios e as vantagens oferecidas pela região, antes de tomar uma decisão final sobre a instalação de sua unidade fabril.

O Governo do Estado de Mato Grosso, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, tem se empenhado em atrair investimentos estrangeiros como o da Fufeng Group. Miranda ressaltou a importância desse tipo de investimento para o crescimento econômico do estado: “O Governo tem dado todo o suporte para que empresas como a Fufeng venham operar no nosso Estado. A Sedec tem trabalhado ativamente para prospectar negócios que estimulem o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. Somos o maior produtor de grãos do país e o Estado que mais cresce, então vir para Mato Grosso é vantajoso.”


Continua depois da publicidade


As atividades da comitiva também contaram com a participação do governador em exercício, Otaviano Pivetta, representantes de empresas privadas, poderes públicos municipais, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a concessionária Energisa.

A empresa ainda visitará Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.