ABM anuncia R$ 100 mil para apoiar estudantes na ABM Week

Medida é para motivar interesse dos estudantes aos setores de metalurgia e mineração

Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) afirmou que vai criar iniciativas de incentivo para integrar estudantes de todo o território nacional a instituições e temas referentes à indústria de base, sobretudo a área minero-metalúrgica

As ações da associação têm como objetivo facilitar a participação de graduandos de cursos de engenharias de minas, metalurgia e de materiais na ABM Week, maior evento técnico-científico do setor na América Latina, onde esse público poderá estabelecer networking, conhecer inovações e participar de debates sobre temáticas em alta, além de exibir seus trabalhos de iniciação científico-tecnológica para centenas de pesquisadores e profissionais. 

Verba de RS 100 mil

Nesse sentido, este ano a ABM se compromete com a destinação de verba de R$ 100 mil a ser distribuída entre as instituições de ensino que tiveram maior participação nas últimas cinco edições do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas - Enemet, como apoio logístico para a viagem dos estudantes.

Além disso, a associação garantirá a isenção na taxa de inscrição para a 8ª ABM Week a até 40 estudantes, associados da ABM, de cada uma das instituições de ensino contempladas. A 8ª edição da ABM Week será realizada entre 3 e 5 de setembro no centro de eventos Pro Magno, localizado na cidade de São Paulo..

De acordo com o diretor de Operações da ABM, Valdomiro Roman, as iniciativas de apoio financeiro e gratuidade de inscrição se somam ao comprometimento da associação em estabelecer vínculos entre as empresas e as instituições de ensino que pertencem às mesmas regiões, para busca de apoios adicionais. 


Continua depois da publicidade


“Temos notado que a escassez de alunos nos cursos de engenharia nas áreas de metalurgia e mineração e a consequente falta de profissionais qualificados para atuar em empresas desses mesmos setores estão entre as principais preocupações do ecossistema que forma a Indústria de Base nacional. Para contribuir com a transformação dessa realidade e a motivação dos jovens, a ABM vai agir em diferentes frentes, aproximando empresas e academia não só em nosso principal evento, mas também em um programa de ações de médio e longo prazo, no qual ambos poderão se apoiar, para vencer o que vem sendo chamado de Apagão de Engenheiros Metalurgistas e de Minas”, ressalta o executivo.