Exclusiva

Feimec 2024: Reflexo do mercado aquecido do setor metalmecânico

Quantidade de visitantes qualificados surpreende expositores, anima organização e reflete mercado aquecido por fomentos para modernização fabril

A 4ª FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos terminou no último sábado surpreendendo pelo alto comparecimento de profissionais do setor industrial e a concretização de negócios pelos expositores. Com uma participação expressiva de público, o evento reuniu 1.100 marcas de 37 países no São Paulo Expo na última semana. Outro destaque foi a busca por soluções abrangentes pela indústria, com foco em eficiência operacional, eficiência energética e digitalização

A feira ocupou todo o complexo de exposições, com mais de 80 mil metros quadrados, atraindo um público sem precedentes, com uma concentração de visitantes que superou as edições anteriores nos primeiros dias de evento. Esta edição foi a primeira após uma grande reforma que modernizou o São Paulo Expo, tornando-o um dos centros de exposições mais avançados da América do Sul. 

Organizado pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), e pela Informa Markets, a feira é um marco no cenário industrial, promovendo não apenas negócios, mas também conhecimento e networking para os participantes.

“Quando a gente começa a olhar alguns indicadores como o nível de ocupação da indústria [Nuci], ele está bom e é um nível que faz a gente entender que existe uma demanda no mercado. Essa demanda, a gente começa a perceber agora, nos corredores das feiras, muitos industriais buscando novidades, muitos industriais buscando tecnologia, produtividade, buscando adequação ao ESG com equipamentos mais sustentáveis e com equipamentos com maior eficiência energética (...), mas, principalmente, buscando produtividade”, disse Rogério Bosco, Presidente da Câmara Setorial de Máquinas-ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq e Gerente de Relações Internacionais e Governamentais da Romi. Bosco também destacou os recentes anúncios de financiamentos para a manufatura 4.0 que ajudam a aquecer a demanda. 


Continua depois da publicidade


Confira a entrevista completa com o Presidente da CSMF da ABIMAQ, Rogério Bosco:

Veja também no Canal Indústria 4.0: Feimec 2024: Rogério Bosco, Gerente de Relações Internacionais e Governamentais da Romi

Em termos de público, Candido J. Schonarth, Gerente de Vendas Nacional da Schulz, observou que a Feimec 2024 atualmente é o maior evento em termos de negociações, superando até mesmo a última Expomafe. Ele destacou que a Schutz realizou um investimento duas vezes maior do que o realizado na Expomafe, ampliando seu estande de 100 para 200 metros quadrados e mobilizando equipes de assistência técnica, engenharia, exportação, marketing e vendas, incluindo distribuidores autorizados, para atender a esse público qualificado.

“Há um ambiente muito positivo em fazer as negociações, essas negociações basicamente são em redução de custo, ou seja, a tecnologia de corte laser de fibra, de conformação do corte, ela entrou muito forte no Brasil nos últimos cinco anos e através dessa redução de custo, o empresariado está buscando essas soluções”, disse Schonarth.

Confira a entrevista completa com o Gerente de Vendas da Schulz, Candido J. Schonarth:

Para Rodrigo Bueno, Diretor da ABB Robótica Brasil, a Feimec contou com clientes diversificados de todos os segmentos. “A gente pode perceber que tem um movimento muito grande em busca de novas tecnologias, industrialização das fábricas, melhoria de produtividade e, no geral, está sendo um bom evento para viver”, disse ele durante o evento. “A gente percebe que a indústria de tamanho médio e pequeno, que ultimamente não investiam tanto, estão cada vez mais buscando por produtividade. Isso está totalmente interligado ao mercado atual”, disse Bueno.

Confira a entrevista completa com o Diretor da ABB Robótica Brasil, Rodrigo Bueno:

Na Feimec 2024, empresas como a Renishaw e a Mitutoyo estão otimistas quanto às vendas e perspectivas de negócios. A Renishaw espera superar em 15% os resultados da edição anterior, com destaque para o lançamento mundial da máquina de medição por coordenada Agility. Já a Mitutoyo, apresentando oito linhas de produtos, estima que as oportunidades de negócios geradas pelo evento contribuirão significativamente, respondendo por 60% a 70% dos resultados esperados para 2024.

Além disso, empresas como o Grupo Alltech celebraram o sucesso comercial, relatando a venda de 10 máquinas apenas nos primeiros dois dias do evento, com projeções otimistas de ultrapassar a marca de 30 unidades até o seu encerramento. A Festo, focada em eletrônica, Inteligência Artificial e automação de processos, ressaltou a qualidade do networking proporcionado pela feira, destacando a oportunidade de contatar profissionais-chave e estabelecer conexões valiosas para futuros negócios. 

Boteco 4.0 e Acate

Em colaboração com o Canal Indústria 4.0, o Boteco 4.0 gravou uma nova temporada do seu podcast industrial, com participação de startups da indústria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), muitas das quais expuseram suas soluções na Feimec Tech. 

Com a curadoria e mentoria a cargo da Acate, a Feimec Tech abrangeu uma variedade de atividades, como área de exposição institucional, exposição das startups patrocinadoras, rodadas de negócios pré-agendadas, grade de palestras, pitches para talks e conteúdo digital ao longo do ano. 

Seis empresas da Acate, previamente selecionadas por seus casos de sucesso, foram convidadas a gravar episódios do podcast Boteco 4.0, junto com um cliente, em um estúdio montado em parceria com o podcast Eu na Indústria. Mais de 15 episódios, com importantes atores da indústria, foram gravados no estúdio montado especialmente para a Feimec 2024.

Claudio Goldbach, consultor de inovação, idealizador e apresentador do Boteco 4.0, nesta temporada ao lado da jornalista e editora-chefe dos portais CIMM & Ind4.0, Karina Pizzini, conversaram com representantes de empresas como MetaVerso, WA Solutions, Sismetro, Mip Wise, Buuk Analítica & Design e HarboR.

Em breve, o lançamento da nova temporada do Boteco 4.0, com exclusividade no Spotify e no Canal Indústria 4.0, no YouTube.

Inscreva-se no Canal Indústria 4.0 aqui!