Recorde: Stellantis anuncia R$ 30 bilhões para a América do Sul

Com o investimento, serão lançados mais de 40 novos produtos, além do desenvolvimento e produção de tecnologias de descarbonização

A Stellantis anunciou um investimento recorde de R$ 30 bilhões na região da América do Sul, entre 2025 e 2030. Este é o maior investimento já feito na indústria automotiva brasileira e sul-americana, de acordo com o anúncio da montadora. Os recursos serão direcionados para o lançamento de 40 novos produtos e o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos.

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, expressou que o anúncio reforça o compromisso da empresa com o futuro da indústria automotiva sul-americana, destacando o papel fundamental da região na aceleração da descarbonização da mobilidade. Por sua vez, Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul, detalhou os próximos passos, mencionando a implementação de quatro plataformas globais associadas às tecnologias Bio-Hybrid, o lançamento de mais de 40 modelos e a introdução de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação.

Um dos destaques do investimento é a tecnologia Bio-Hybrid une eletrificação a motores flex alimentados por biocombustíveis em três níveis. O Polo Automotivo Stellantis em Betim, lidera o desenvolvimento global dessa inovação, através da marca Fiat, que introduziu motores a biocombustíveis em 1979. Além disso, a região planeja a produção futura de um veículo elétrico a bateria (BEV). A flexibilidade da produção permite a integração da tecnologia Bio-Hybrid em diversos modelos, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. Essas novas tecnologias híbridas e elétricas fortalecerão a engenharia local e nacional, com a introdução gradual de três powertrains híbridos, incluindo Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-In e BEV, a partir do final de 2024.


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A Stellantis lidera os mercados automotivos do Brasil, Argentina e Chile, alcançando 23,5% de participação com mais de 878 mil veículos vendidos na América do Sul no último ano. A empresa mantém a liderança nas vendas brasileiras com 31,4% de participação total, e destaca-se na venda de veículos comerciais leves na região, com 28,6% de participação. A marca Fiat é a mais vendida tanto no Brasil quanto na América do Sul, com a picape Fiat Strada sendo o veículo mais comercializado.