Notícias
A Casa dos Ventos, referência em energias renováveis, revela nova identidade visual como parte de sua expansão de negócios. Com um portfólio atual de mais de 3 GW de energia renovável em operação e construção, a empresa planeja investir mais de R$ 12 bilhões até 2026.
Desde a entrada da TotalEnergies como acionista minoritária há um ano, a empresa tem impulsionado seu crescimento, fortalecendo a governança corporativa e intensificando seus planos de expansão. De acordo com Lucas Araripe, diretor-executivo da empresa, a parceria trouxe sinergias técnicas e de conhecimento, ampliando seu papel na transição energética do Brasil.
Além dos investimentos em energia, a empresa está focada em projetos de hidrogênio verde, incluindo um complexo de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial do Pecém, destinado ao mercado internacional. Segundo Araripe, a empresa está estudando projetos no mercado doméstico, principalmente destinado ao setor siderúrgico e de fertilizantes.
Com acesso a cerca de 30 GW em projetos em desenvolvimento de fontes eólicas e solares, a Casa dos Ventos busca expandir sua atuação globalmente. "O custo de geração das renováveis no Brasil e o caráter renovável do nosso sistema elétrico, nos posicionam de maneira competitiva globalmente, expandindo nossa atuação para descarbonizar outras geografias que não possuem recursos naturais em escala”, complementa o executivo.
A área de comercialização também cresceu, diz a empresa, oferecendo uma variedade de produtos, incluindo energia, créditos de carbono e certificados I-REC, além de operar como varejista no mercado livre.
A empresa também destaca que a nova identidade visual da marca reflete seu compromisso com a natureza, destacando as cores do céu, das florestas e do sol, enquanto mantém sua credibilidade e história, agora associada à TotalEnergies.
Em janeiro deste ano, a Casa dos Ventos já havia anunciado um novo complexo eólico no Centro-Norte da Bahia, financiado pelo BNDES, que gerará energia suficiente para abastecer cerca de 1,37 milhão de domicílios a partir de outubro de 2025. O crédito de R$ 3,16 bilhões concedido à Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia S.A. representa 80% do investimento total no projeto Babilônia Centro, uma joint-venture entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal. Com 123 aerogeradores e capacidade instalada de 553,5 MW, o complexo abastecerá aproximadamente 40% do consumo elétrico da ArcelorMittal no Brasil. O projeto também criará 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos durante a fase de implantação.
Continua depois da publicidade |
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa