Notícias
A tecnologia da automação para a fabricação de tubos segue em desenvolvimento e a Tubotech - Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes se mantém como um palco de destaque para lançamentos e inovações, aberta ao público. A feira foi aberta nesta terça-feira (3), no São Paulo Expo.
É o caso da Ternec Lubrificantes, expositora especializada no desenvolvimento de soluções para fluidos industriais como lubrificantes, fluidos de processo e óleos protetivos. Para esta edição da feira, a empresa traz uma inovação focada no processo de fabricação de tubos. Mais especificamente para o monitoramento de fluidos aplicados na conformação dos tubos.
Segundo explica a supervisora comercial Karina Paula da Silva, trata-se de um aparelho que monitora de forma automatizada as medições de fluidos no processo de conformação. Chamado de Terbox, o equipamento faz análises a cada três minutos, gerando gráficos e mostrando informações que podem identificar fatores fora dos parâmetros ideais, como Ph, concentrações e formações bacteriológicas no caso de óleos vegetais. Os dados coletados também ficam armazenados na nuvem, gerando um histórico confiável das medições.
“Ele traz a vantagem de antever algum problema com mais rapidez”, ilustra Silva. “O equipamento já está sendo testado por um cliente nosso, mas o lançamento para o mercado está sendo feito aqui na feira”.
Para mitigar prejuízos e riscos de segurança causados pela comercialização de fios e cabos elétricos fora das normas de segurança e desempenho, o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) realiza um trabalho constante de testes e verificação de qualidade.
Continua depois da publicidade |
Por meio de seu Plano Nacional de Combate ao Mercado Ilegal de Fios e Cabos Elétricos, o sindicato tem como objetivo alertar consumidores, autoridades e empresas do setor, sobre os impactos negativos provocados por esse mecado.
Segundo Enio Rodrigues, diretor Executivo do Sindicel, a estimativa é de que, em 2022, cerca de 30% dos produtos comercialzados faziam parte do mercado ilegal. Estima-se também que este mercado tenha movimentado R$ 2,4 bilhões. Um volume expressivo frente aos R$ 7,45 bilhões que todo o setor de fios e cabos elétricos faturou no mesmo ano, de acordo com dados do sindicato.
Rodrigues alerta para os perigos de utilizar produtos fora da norma, que vão desde o consumo maior de energia até o risco de incêndio: “Nosso principal objetivo é proteger a sociedade contra esse tipo de produto. Além do risco de incêndio, o consumo energético pode ser até 30% maior se os produtos usados estiverem irregulares”.
Durante os três dias da wire South America – Feira Internacional de Fios e Cabos, que acontece em conjunto com a 12ª Tubotech, o Sindicel e a Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos) estarão realizando testes em seu Laboratório Móvel.
Duas vans equipadas para testar a qualidade e a segurança de cabos e fios elétricos realizam a demonstração prática na wire South America, aberta nesta terça-feira (3), no São Paulo Expo. Elas fazem parte da iniciativa de laboratório móvel que o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo) mantém em parceria com a Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).
Os dois veículos rodam por cidades e estados brasileiros com a missão de apresentar ao mercado os tipos de testes que podem ser aplicados, além de promover palestras que alertam para os perigos e prejuízos que a utilização de produtos fora da norma podem causar. Todo o trabalho é realizado por profissionais especializados.
Dados de 2022 estimam que 30% dos produtos comercializados no período fazem parte de um mercado ilegal de produtos que não atendem às normas de qualidade e segurança regulamentares. O objetivo da iniciativa de laboratórios móveis é conscientizar empresas, comerciantes e consumidores sobre o perigo que produtos ilegais representam, desde um maior consumo de energia até o risco de incêndio.
Na demonstração que acontece na feira é possível ver a degradação dos materiais ilegais quando colocados sob condições que deveriam suportar normalmente. Superaquecimento, derretimento e elevada resistência na condução elétrica muito maior do que o esperado são alguns exemplos.
No dia a dia de sua operação, quando os testes identificam produtos ilegais, o sindicato realiza denúncia junto aos órgãos competentes.
12ª Tubotech e 6ª wire South America
Data: 3 a 5 de outubro de 2023
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Mais informações acesse Tubotech e wire
As feiras têm o apoio da Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (ABIMEI), SINDISIDER - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, SINDICEL - Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo, SICETEL - Sindicato Nacional das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, dentre outras entidades.
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America.
Gostou? Então compartilhe:
Últimas notícias de Educação e Capacitação
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa