Notícias
Soluções de automação da Delta Máquinas colocaram em novo patamar a KFK, empresa têxtil brasileira com foco em private label. Com mais de três décadas de mercado, mais de 160 colaboradores e expertise na produção de vestuário feminino adulto, a companhia, que tem duas unidades em Brusque (SC) e uma unidade no Paraguai, registrava uma alta concentração de custos por conta da não-qualidade em produtos já costurados. Para mudar esse cenário, apostou na aquisição das soluções de automação da produção industrial da Delta Máquinas.
“No passado tínhamos grande concentração do nosso custo da não-qualidade (CNQ) em produtos já costurados, o que nos impedia de obter compensações financeiras junto aos nossos fornecedores de matéria-prima, pois já havíamos transformado o produto. Trabalhamos com matérias-primas de alto valor agregado, e esse custo impactava fortemente em nosso resultado financeiro”, detalha o gerente industrial da KFK, Allan Maurici.
A indicação das soluções da Delta veio das lojas Renner, parceira de negócios da KFK, e a companhia adotou três soluções. Uma delas, a Revisadeira REV170, que permite a identificação de defeitos originados nas etapas anteriores do processo fabril e facilita a inspeção do tecido e a classificação/identificação de defeitos através do software. Também foi incorporada a Relaxadeira RLX600, que elimina o descanso tradicional necessário antes dos cortes dos tecidos e, ao mesmo tempo, proporciona relaxamento instantâneo no rolo do tecido, além de captar dados relevantes do insumo, que podem ser integrados ao ERP da empresa. E, por fim, a Lavadora de Amostras Speed Wash, capaz de proporcionar a testagem rápida de encolhimento dos tecidos. O método substitui o equipamentos de lavação e secagem domésticos e é capaz de finalizar em cerca de 20 minutos o processo que originalmente pode levar até três horas, além de ter redução no consumo de água em até 80%, tornando o processo mais econômico e sustentável e com menos desperdícios.
Com as máquinas, além de agilidade no processo de produção, a qualidade passou a ser um fator positivo para a KFK. A companhia já reduziu em 50% os custos que tinha antes de utilizar as soluções, no índice CNQ. “Agora 100% dos rolos que entram na fábrica são revisados e assim os problemas são detectados e tratados junto aos fornecedores antes de transformarmos os insumos em produto final. Além disso, a relaxadeira mitigou nossos problemas de encolhimento do tecido pós-corte. Praticamente zeramos essa questão. E a lavadora de amostras trouxe grande agilidade no processo de liberação dos lotes em laboratório, além de redução significativa nos impactos ambientais: economia de água, energia e matéria-prima”, reforça o executivo da KFK.
Continua depois da publicidade |
Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta, diz que, além dos resultados comprovados pelo cliente, a avaliação positiva chancela os planos de lançamento da empresa. “O desenvolvimento de cada uma das soluções é baseado na rotina da indústria têxtil. Estamos sempre atentos aos desafios e ouvindo o que nossos clientes trazem de feedback. O resultado é um portfólio altamente aderente às necessidades da cadeia têxtil da América Latina”, diz.
Para a companhia, a parceria assertiva com a Delta se estende em outros pontos, inclusive no processo de pós-venda, já que a empresa atende às sugestões de melhoria e apoiou na implementação de cada solução, para melhores resultados. Para 2023, a KFK segue investindo em suas operações, especialmente na planta localizada no Paraguai, e acredita que a inovação dos processos com soluções como as da Delta é crucial para o bom resultado do negócio. “Acreditamos fortemente que essa parceria possa render novas aquisições nos anos subsequentes”, finaliza Allan.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa