Energia auxiliar será testada em voo totalmente gerado por hidrogênio

Programa de demonstração do Airbus UpNext tem como objetivo reduzir as emissões de CO2

O Airbus UpNext lançou um programa de demonstração para explorar, no solo e em voo, uma nova arquitetura para a geração de energia não propulsiva por meio do uso de células de combustível de hidrogênio.

Nos aviões convencionais, a APU (Auxiliary Power Unit), um pequeno motor adicional que funciona com combustível de avião tradicional, fornece, juntamente com os motores, a energia necessária para alimentar diversas funções não propulsivas da aeronave, como ar condicionado, iluminação de bordo e energia elétrica.

Com esse novo demonstrador de tecnologia, conduzido a partir de suas instalações na Espanha, a Airbus UpNext substituirá a APU real de um A330 por um sistema de célula de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade. 

Redução de carbono

Conhecido como HyPower, o demonstrador de célula de combustível de hidrogênio também tem como objetivo reduzir as emissões de gás carbônico, óxidos de nitrogênio (NOx) e níveis de ruído associados a uma APU tradicional.

Novos recursos de design e técnicas de integração também contribuirão para amadurecer a segurança e as operações de futuras aeronaves movidas a hidrogênio e demonstrarão a operação estável de uma célula de combustível em voo, incluindo sua reinicialização.

“Esses testes marcarão uma nova etapa em nossa jornada de descarbonização por meio de uma ambiciosa demonstração de voo que será lançada no ar até o final de 2025”, disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext. “Queremos demonstrar a operacionalidade e a integração do sistema, incluindo o reabastecimento da aeronave com hidrogênio. Demonstraremos esse sistema em condições realistas, subindo a vinte e cinco mil pés e voando por uma hora com dez quilos de hidrogênio gasoso a bordo. No entanto, não podemos fazer isso sozinhos, e nossa cooperação com o governo espanhol e parceiros externos será fundamental para viabilizar essa série de testes.”


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A campanha de testes de voo utilizará um Airbus A330 modificado e um banco de testes de solo do sistema. A Airbus UpNext adquirirá uma unidade de produção de hidrogênio renovável para atender a toda a necessidade da campanha de testes.