Notícias
É a primeira empresa do mundo a colher os benefícios da nova e sofisticada solução de classificação baseada em sensores. O X-TRACT 2.0, a unidade de classificação de metais por raios-x mais avançada da TOMRA, permitiu que a Alutrade alcançasse 99% de alumínio puro para uso na produção de alumínio secundário.
A unidade X-TRACT 2.0 foi instalada em março de 2021 na planta de reciclagem Oldbury da Alutrade em Birmingham, que processa 42.000 toneladas de resíduos anualmente. O material de alimentação da planta compreende extrusões metálicas de diferentes tipos de resíduos de construção pós-consumo, como janelas e portas, além de latas de alumínio.
Quando o material de alimentação chega à fábrica da Alutrade, em Oldbury, ele é inicialmente pré-triturado em pedaços menores de cerca de um a dois metros de comprimento antes de ser triturado por um moinho de martelos. Ímãs e separadores de correntes são então usados para separar os metais em metais ferrosos e não ferrosos, removendo quaisquer contaminantes em preparação para a próxima etapa de classificação.
Após a separação magnética, uma combinação de unidades de classificação baseadas em sensores da TOMRA é usada para processar, classificar e recuperar a fração alvo de alumínio. Duas das unidades TOMRA X-TRACT da edição anterior – que foram instaladas em 2017 e 2018, respectivamente – estão programadas para capturar uma fração de alumínio maior de > 30 mm e o novo X-TRACT 2.0 visa uma fração de alumínio menor de 10-30 mm, removendo qualquer teor de metal do alumínio. As unidades X-TRACT de edição anterior e nova classificam os metais com base na diferença de densidade atômica, separando quaisquer metais pesados.
Os clientes da Alutrade são fundições em todo o mundo e exigem o mais alto grau de pureza do produto de alumínio para seu processo de refundição, pois qualquer conteúdo de metal pesado afeta as especificações do produto final.
Continua depois da publicidade |
Andrew Powell, Diretor da Alutrade LTD, explica: “Nos últimos cinco anos, trabalhamos em estreita colaboração com a TOMRA e realizamos muitas pesquisas para alcançar este marco de recuperação de uma fração final de alumínio que atende aos excepcionalmente altos níveis de pureza necessários para ir direto para o processo de fundição. O tamanho de grão menor de 10-30 mm capturado pelo novo X-TRACT 2.0 é 99% de alumínio puro, o que significa que podemos vendê-lo a um preço muito mais alto para nossos clientes para uso na produção de novos produtos de alumínio. Além disso, o X-TRACT 2.0 abriu novas oportunidades de mercado internacional para a Alutrade, dado que agora podemos obter diferentes materiais de alimentação, bem como vender os produtos de metal pesado ejetados.”
Embora as duas unidades TOMRA X-TRACT da edição anterior na fábrica de Oldbury permitissem à Alutrade capturar a fração de alumínio >30 mm, havia algumas restrições em frações menores. No entanto, graças a um novo design de sensor de raios X, o X-TRACT 2.0 pode separar frações de até 5 mm em níveis de pureza ainda mais altos.
O X-TRACT 2.0 da TOMRA usa o mesmo processo de separação de metais por densidade atômica da edição anterior, mas oferece recursos de raios X muito superiores. A solução baseada em software pode garantir alumínio reciclado de qualidade premium, ejetando os contaminantes de metais pesados.
A unidade X-TRACT 2.0 possui uma série de novos recursos inovadores, incluindo classificação muito mais rápida (até 3,8 metros por segundo) e maior capacidade por metro de largura. Um novo sensor XRT de alta acuidade garante uma detecção mais nítida e tempos de integração mais curtos para maior amplitude, enquanto uma fonte de raios X de alta potência (até 1.000 w) é capaz de processar vários aplicativos e tamanhos de grão. Uma câmara de separação estendida reduz a perda de material melhorando a trajetória de objetos classificados e uma nova cobertura de coleta garante acesso mais seguro e manutenção mais rápida.
A unidade X-TRACT 2.0 da Alutrade está conectada ao TOMRA Insight, a plataforma de monitoramento de dados baseada em nuvem segura, quase em tempo real e sob demanda da TOMRA. A plataforma permite que os clientes transformem seus classificadores em dispositivos conectados e transformem a triagem de um processo operacional em uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Gerando dados de alto valor, o TOMRA Insight ajuda a maximizar o rendimento da planta, aumentar o desempenho da classificação e otimizar a qualidade da saída.
“A Alutrade vem usando as unidades TOMRA X-TRACT nos últimos quatro anos para garantir a qualidade dos produtos que fornecemos aos nossos clientes. Isso nos permitiu construir a confiança entre nós e nossos clientes. Desde o primeiro dia de operação, a TOMRA nos ajudou a melhorar as taxas de recuperação de alumínio de maneira confiável. Ao usar as unidades TOMRA X-TRACT, conseguimos atualizar nosso material para que ele possa permanecer no Reino Unido em vez de ser exportado", comentou Andrew Powell, da Alutrade.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa