FOnte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 09/11/07
A edição 2007 da Maratona da Eficiência Energética foi uma aula de como a criação de veículos mais econômicos e o uso de materiais “ecologicamente corretos” podem caminhar lado a lado e ser uma resposta diante dos atuais desafios ambientais do planeta.
Campeões da prova, os paulistas da Unicamp (categoria gasolina) e os gaúchos da Universidade Federal de Santa Maria (carros elétricos) tiveram como grande atrativo e diferencial competitivo a aplicação de matérias-primas naturais, como a fibra da bananeira e o bambu.
Realizada no kartódromo de Interlagos, nos três primeiros dias de novembro, a Maratona reuniu 19 equipes universitárias. O carro campeão da Unicamp registrou um consumo de 367,05 quilômetros com um litro de gasolina. A marca, apesar de menor que os 598,85 km/l da prova anterior, foi considerada ótima para o relevo do kartódromo. O recorde de 2006 foi obtido em pista plana.
Mas o grande diferencial do protótipo foi a carenagem feita a base de fibras e resina de bananeira. O material está sendo pesquisado pelo estudante de engenharia mecânica Rafael Guimarães Savioli como uma alternativa aos materiais compostos atuais, de origem sintética.
Os gaúchos de Santa Maria também apostaram numa alternativa ecológica e superaram todas as expectativas. Inspirados pelos aviões de Santos-Dumont e apoiados em recentes pesquisas acadêmicas, criaram um protótipo elétrico com a estrutura toda feita em bambu.
Com apenas 18 quilos, o carro percorreu 24,35 km com a energia de uma bateria de moto 125 cc. A equipe quase alcançou os 29,13 km obtidos no ano passado em pista plana. Em igualdade de condições, estima-se que o protótipo “bambular” poderia atingir uma marca até 50% superior.
A Ulbra, outra representante do Rio Grande do Sul, foi imbatível nos projetos dos veículos. Seus dois carros (gasolina e elétrico) foram eleitos os mais bem projetados. A universidade também foi vice-campeã em consumo de combustível, com a marca de 270,68 km/l.
Os campeões e vices das categorias gasolina e elétrico ganharam automóveis para uso didático. As equipes classificadas em terceiro lugar receberam três motores cada (flex e diesel) para equipar seus laboratórios. Toda a premiação é patrocinada pela Fiat.
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