Fábrica da BMW em Araquari (SC) está preparada para a produção de carros elétricos, diz diretor-geral da unidade

Executivo deu entrevista a colunista do Grupo NSC, de Santa Catarina.

A unidade da BMW no Brasil está pronta para atender a necessidade dos consumidores no mercado de carros elétricos. Isso é o que aponta Otávio Rodacoswiski, diretor-geral da planta catarinense, em entrevista concedida a Pedro Machado, colunista da NSC Total.

Considerada uma das principais fábricas do grupo, a unidade de Araquari, localizada no Norte de Santa Catarina, completou recentemente 8 anos, e segundo o executivo, tem potencial para fabricar qualquer modelo de veículo do grupo. A unidade concentra a produção de quatro carros – Série 3, X1, X3 e X4 –, todos a combustão, e conta com um quadro de 600 funcionários.

Embora a empresa produza 10 mil carros por ano, ela tem capacidade para produzir 32 mil. No entanto, isso não é um problema para a montadora alemã que parece estar de acordo com o desempenho no mercado nacional.

Líder no mercado nacional 

“Quando a fábrica foi inaugurada, havia um plano para 32 mil (veículos) ano. Era a expectativa de crescimento do mercado brasileiro. Não é uma questão da nossa marca, mas do mercado global e do segmento premium. A gente cresceu antes de ter a fábrica e depois melhorou, com volume maior. Porém ficou estável ao longo dos anos. Apesar de estar em 10 mil e a gente não usar 100% da nossa capacidade instalada, a BMW hoje é líder de mercado. Para o mercado brasileiro, o desempenho é muito bom”, disse o executivo.

Além disso, segundo o executivo, nestes oitos anos a montadora investiu na fábrica R$ 1,3 bilhão, incluindo R$ 500 milhões entre 2021, 2022 e 2023 para colocar os produtos, a nova X1, X3, X4 e Série 3, toda frota renovada. O aporte de meio bilhão, de acordo com Otávio, está sendo dividido entre a área de produção e engenharia e será aplicada ao longo desses três anos.


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“Não é nem 100% para um, nem para outro. Mais ou menos metade já foi, mas vamos completar o investimento até o fim de 2023. O principal foco são os novos modelos e o desenvolvimento de tecnologias que a gente faz também aqui no Brasil para o mercado mundial”, afirma.

Reconhecimento impulsionado pela presença no país

Segundo o profissional, o market share da empresa também melhorou muito. “Hoje, de cada três veículos premium vendidos no Brasil, um deles é um Série 3. Metade do mercado é BMW. A gente teve uma procura e uma aceitação do público muito boa pela nossa marca. Isso foi muito impulsionado pela presença da fábrica no Brasil.

A montadora também anunciou a produção de seus novos principais produtos, sendo a nova Série 3 e a nova X1. “O novo X3 e o novo X4 já foram anunciados e estão sendo comercializados, também produzidos aqui em Araquari”.

Pronta para atender demanda de carros elétricos

Em termos globais, a unidade de Araquari também está bem representada. Afinal, segundo o executivo, a unidade conta com a presença dos big players, que são as fábricas grandes, e as fábricas de um volume um pouco menor.  “A de Araquari é uma das principais fábricas na nossa rede de produção mundial, todos os nossos sistemas de qualidade estão conectados nessa mesma rede. Temos também muitos intercâmbios, viagens e treinamentos junto com o pessoal das plantas-mãe, que a gente chama. Tem muita gente indo para os Estados Unidos, Alemanha, Índia, Tailândia”.

Sobre a questão da produção de carros elétricos, Otávio afirma. “A gente fala internamente que a produção deve seguir o mercado. O que estamos sempre olhando é a demanda para motor a combustão, híbrido ou elétrico”

“Agora temos um portfólio completamente a combustão porque ainda é a principal demanda, mas a gente continua observando e pronto para começar a produzir modelos elétricos assim que tiver necessidade”, complementa.