A IA pode ajudar as indústrias a serem mais ecoconscientes?

A sustentabilidade geralmente não é a primeira palavra que vem à mente quando pensamos em Inteligência Artificial. Afinal, os ambientalistas já apontaram questões como o uso elevado de energia como um dos desafios do uso de IA e demais tecnologias relacionadas. Porém, essa tecnologia pode ajudar indústrias a se tornarem mais ecoconscientes através de uma série de práticas. Descubra como e os detalhes a seguir! 

Como a IA pode contribuir para a sustentabilidade nas indústrias 

Hoje em dia, a grande maioria das empresas considera questões como a sustentabilidade no seu modelo de negócios, até mesmo companhias de tecnologia como a Surfshark para PC Windows e outras gigantes da tecnologia, por exemplo. Com o surgimento da Inteligência Artificial, várias dessas empresas já começaram a aplicar essa tecnologia de forma ecoconsciente. 

Foto de Christine na Unsplash

O potencial da IA é infinito, então há várias aplicações possíveis para tal tecnologia quando se trata de desafios ambientais. Olha só como a Inteligência Artificial pode contribuir para a sustentabilidade nos próximos anos, colocando os tópicos lado a lado:

  1. Elaboração de projetos sustentáveis 

A Inteligência Artificial pode servir como uma ferramenta que auxilia a criação de projetos arquitetônicos. Com o auxílio de profissionais experientes, a IA pode otimizar planos e sistemas de engenharia para criar projetos mais sustentáveis. Isso vale não apenas para empresas consolidadas, mas também para projetos em fase inicial.

  1. Monitoramento ambiental 

Identificar um problema é sempre o primeiro passo para resolvê-lo. Pensando nisso, alguns setores da indústria já começaram a usar a Inteligência Artificial para identificar pontos de desmatamento, focos de poluição e desastres ambientais. Tudo isso em tempo real e com muito mais precisão. A longo prazo, isso ajuda empresas a tomar decisões estratégicas. 

  1. Gestão de resíduos 

Um dos maiores desafios das grandes corporações no Brasil e no mundo é controlar e conter a produção de resíduos. Com a Inteligência Artificial, é mais fácil organizar e criar planos de coleta, separação e reciclagem de lixo industrial. Essa estratégia já faz parte dos planos de grandes empresas, mas ainda precisa de aplicações práticas mais certeiras. 

O outro lado da moeda - O que ainda precisa ser otimizado no uso sustentável da Inteligência Artificial? 

Apesar do potencial da Inteligência Artificial para trazer benefícios e tornar as indústrias globais mais ecoconscientes, ainda há várias questões que precisam ser aprimoradas e levadas em consideração no uso dessa tecnologia. 


Continua depois da publicidade


Um dos maiores desafios da IA para o meio ambiente é o uso elevado de energia. Os data centers responsáveis pela Inteligência Artificial precisam processar quantidades gigantes de dados. Para isso, eles precisam de energia e consequentemente de altos volumes de água. 

O uso da Inteligência Artificial traz ainda outras questões, já que muitos países ainda estão atualizando a legislação para garantir que os projetos gerados por IA sejam éticos. Afinal, para que a IA seja uma força positiva, ela precisa ser usada de forma consciente. 


Segundo a Gartner, se práticas sustentáveis não forem implementadas, a IA vai consumir mais energia do que a força de trabalho humana até 2025. Na prática, isso significa que as empresas responsáveis pela IA precisam investir em infraestrutura e tecnologias de transição energética para não abusar do uso de combustíveis fósseis.


Tópicos: