Nova Zelândia quer tornar quase toda sua frota ecológica

Fonte: Carro Online - 17/10/07

A Nova Zelândia anunciou nesta semana que tem planos ousados quanto a utilização de automóveis em seu território: o país pretende ter pelo menos 60% de veículos plug-in (movidos a eletricidade) entre todos os carros que rodarem por lá até 2040.

No relatório intitulado Estratégia de Energia para 2050 (Energy Strategy to 2050), a primeira ministra neo-zelandesa, Helen Clark, estabeleceu metas para grandes mudanças, tais como uma margem de 5% de carros plug-in até 2020 e 25% de carros fuel cell (movidos a célula de combustível) até 2050.

Além disso, até 2020 também será obrigatório que 25% dos veículos utilizem fontes renováveis e que esse número aumente em 80% até 2050. Ou seja, o país espera que daqui a 42 anos todos os seus automóveis ou sejam plug-in ou utilizem combustível alternativo.

E, para dar o exemplo, o relatório também estipula uma meta para a frota de veículos usados pelo governo: 80% deles terão que ser capazes de utilizar 10% de biocombustível ou eletricidade até 2015.

O prazo pode parecer apertado, mas, se concretizado, o plano pode fazer da Nova Zelândia o primeiro país do mundo a utilizar amplamente os biocombustíveis e a eletricidade em seus veículos com a finalidade de diminuir drasticamente a emissão de dióxido de carbono jogado na atmosfera pelos carros.

Tópicos: