Ford certifica higienização da rede e lança serviço de desinfecção

Objetivo é oferecer ambiente seguro para atrair clientes às concessionárias

Com o objetivo de garantir um ambiente descontaminado e seguro como requisito básico para continuar a receber clientes nas lojas diante da pandemia de coronavírus, a Ford certificou com protocolos de higienização para toda a sua rede de 285 concessionárias no Brasil. Dentro do programa Ford Clean apresentado oficialmente na quinta-feira, 7, os concessionários certificados assinaram um compromisso com a montadora para adotar 15 padrões de comportamentos e procedimentos dos funcionários que reduzem as chances de contágio pela Covid-19 dentro das revendas. O programa também envolve o lançamento de um até agora inédito serviço de pós-venda para desinfecção completa de veículos com uso de produto hospitalar, que pode ser contratado por R$ 129.

Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, explica que o programa de certificação de concessionárias e serviço de desinfecção é uma resposta da empresa aos anseios do consumidor no “novo normal” que surge com a pandemia de coronavírus.

“Tomamos essa iniciativa sem precedentes porque identificamos a preocupação com a higienização e desinfecção de ambientes que o consumidor passou a ter. Queremos oferecer um oásis em meio à pandemia para que o cliente se sinta seguro em voltar a frequentar nossas concessionárias para comprar um carro ou fazer manutenção quando isso for permitido”, resume Rogelio Golfarb.

Segundo Natan Vieira, vice-presidente de marketing, vendas e serviços da Ford América do Sul, 50% dos showrooms das concessionárias estão abertos atualmente no País e 50% das oficinas. O executivo explica que a certificação de toda a rede pelo programa Ford Clean foi feita em cerca de oito dias e já foi adotada mesmo pelas revendas que estão de portas fechadas para atender legislações municipais e estaduais de quarentena para prevenção à disseminação da Covid-19. “Esses procedimentos protegem tanto clientes como os funcionários das revendas que estão trabalhando”, destaca.


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Vieira afirma que os 15 padrões da certificação das concessionárias foram introduzidos nas concessionárias seguindo protocolos do Ministério da Saúde e Anvisa. As normas envolvem procedimentos para atendimento geral ao público, tanto para negociação de compra e demonstração dos carros como para quem precisar fazer manutenção. Veja as principais medidas de segurança adotadas:

• O atendimento das pessoas é feito sem contato físico, como um aperto de mão
• Todos os funcionários usam máscaras e entregam uma ao visitante assim que ele pisa na loja
• Em todas as áreas é mantido distanciamento mínimo recomentado entre as pessoas
• Os empregados foram orientados a não compartilhar nenhum objeto, como mesa, cadeira, teclados de computador ou até mesmo uma caneta
• Foram implantadas rotinas de higienização constante dos postos de trabalho, do ambiente e dos carros expostos no showroom, realizadas na frente do cliente após cada atendimento
• Álcool gel 70% está disponível em frascos espalhados por todos os locais, inclusive dentro dos carros
• O número de carros em exposição foi limitado ao máximo de seis, para evitar aproximação das pessoas
• Todos os serviços passaram a ser agendados, para evitar aglomerações
• Quando um veículo é recebido para manutenção, o atendente realiza a higienização e aplica filme plástico nos principais pontos de contato como volante e alavanca do câmbio
• Na entrega do carro zero-quilômetro ou após a manutenção, nova higienização é realizada na frente do cliente

Segundo Natan Vieira, o Brasil é o primeiro país onde a Ford adotou a “certificação de saúde” de suas concessionárias. “Tudo foi pensado e introduzido pela equipe brasileira. Os mesmos procedimentos deverão ser adotadas na rede em toda a América do Sul. Como é algo ainda inédito, é provável que outros países fora da região também queiram usar o nosso exemplo aqui”, diz.

Serviço de desinfecção veicular

O programa Ford Clean também lança um inédito serviços de desinfecção de veículos novos e usados, que começa a ser oferecido nas concessionárias da marca a partir da segunda-feira, 11. Pode ser agendado ao custo de R$ 129, que inclui o produto desinfetante e sua aplicação em 50 pontos internos e externos do carro, inclusive todo o sistema de ar-condicionado, bancos, portas e painel.

A Ford fez acordo com a 3M que fornece o “Peróxido Pronto Uso” aplicado no serviço de desinfecção, uma solução de peróxido de hidrogênio 0,5% (mesmo princípio ativo da água oxigenada), já comumente usado como desinfetante de ambientes hospitalares.

Joaquim Arruda Pereira, diretor de serviços ao cliente da Ford América do Sul, explica que o produto foi testado e homologado para aplicação nos carros da marca: “Não há nenhum tipo de dano causado pelo contato da solução de peróxido de hidrogênio com plástico, cromados e áreas metálicas, por isso homologamos para uso”, afirma.

A desinfecção, no momento homologada só para veículos Ford, deve ser agendada em uma concessionária Ford, leva cerca de 30 minutos e é feita na frente do cliente – o último ponto desinfetado é a chave a ser entregue. Não há prazo de validade, pois depende de como o carro será usado – se for exposto novamente pode ser reinfectado. “É um serviço inédito, diferente de apenas higienizar que é remoção de sujeira, a desinfecção elimina qualquer micro-organismo ou agente infeccioso. Acreditamos que em breve muitos vão oferecer algo parecido”, diz Pereira.

Também não há prazo para o programa Ford Clean, os procedimentos e serviços de desinfecção vão continuar até quando os clientes seguirem dando importância a esse tema. “Acreditamos que as pessoas vão continuar valorizando por muito mais tempo ambientes onde se sintam protegidos, sem riscos à saúde, é um hábito que a pandemia já criou e vamos atender esse desejo do consumidor”, afirma Rogelio Golfarb.