Fonte: Inovação Tecnológica - 19/09/07
Os carros mais modernos estão equipados com sensores que fornecem uma infinidade de informações, dando ao motorista uma visão instantânea de tudo o que acontece no veículo, do consumo de combustível em tempo real até a pressão de cada um dos pneus.
Informação verde
Agora, uma equipe de engenheiros da Universidade de Manchester, Inglaterra, desenvolveu um sistema que dará aos motoristas mais preocupados com o meio ambiente a visão imediata sobre a emissão de poluentes do seu carro.
O sensor a laser faz suas medições diretamente no cano do escapamento do carro, coletando informações que permitem identificar os níveis de dióxido de carbono, monóxido de carbono e até de metano que estão sendo lançados na atmosfera. De posse das informações, os motoristas poderão ajustar seu estilo de dirigir para minimizar a emissão dos poluentes.
Monitoramento da emissão de poluentes
O sensor utiliza dois diodos laser operando na faixa do infravermelho próximo. "Esta é a primeira vez que esse tipo de diodo laser está sendo utilizado diretamente no escapamento de um motor de combustão interna para medir emissões," diz o Dr. Philip Martin.
O diodo laser de infravermelho oferece uma alta precisão na caracterização e na medição dos gases. Um dos diodos mede a concentração de monóxido e dióxido de carbono, enquanto o outro mede a quantidade de metano exaurido pelo cano de escapamento. O desenvolvimento conta ainda com a vantagem de utilizar apenas componentes já existentes comercialmente.
Antes de colocar o sistema à disposição da indústria, os pesquisadores querem incrementá-lo ainda mais, adicionando sensores para o monitoramento dos perigosos gases NOx - os óxidos de nitrogênio - além de hidrocarbonos específicos.