Fonte e foto: Agência AutoInforme - 12/09/07
O Brasil está presente no Salão de Frankfurt com uma tecnologia nacional, mas já conhecida do público, o sistema flex, ou bicombustível. O flex está em carros das mais variadas origens, inclusive com sistemas desenvolvidos na Europa.
Mas a novidade é que o sistema flex equipa agora uma motocicleta. O protótipo está no estande da Delphi, e foi desenvolvido pelo engenheiro Roberto Stein, diretor da empresa, no laboratório de Tecnologia da Delphi em Piracicaba.
Conceitualmente o sistema é o mesmo usado nos carros, o problema é que a moto é mais atrasada tecnologicamente do que o carro, ela não usa catalisador.
A Delphi implantou o sistema flex em várias motos, das marcas Honda, Yamaha e Sundown, que permanecem em testes. O lançamento comercial da moto bicombustível poderá acontecer em dois anos, mas isso vai depender das montadoras.
A moto flex poderá resolver o problema de poluição nessa categoria de veículo, já que a moto despeja na atmosfera uma quantidade infinitamente maior de resíduos poluentes do que um automóvel. E a partir de 2009 ela terá que se enquadrar numa legislação ambiental mais rigorosa, provavelmente tendo a necessidade de fazer uso do catalisador. Ou então usando o álcool como combustível.