A Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é percebida por meio da entrada de novas tecnologias digitais que otimizam a produtividade dos processos de fábricas e, por extensão, de empresas de todos os segmentos. Isso inclui softwares de gestão, como o ERP online, que garante maior inteligência ao sistema, ampliando suas possibilidades de aplicação.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é o ERP online e como ele está ligado às mudanças da Indústria 4.0. Saiba mais!
Primeiramente, vale lembrar que ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, definido como um sistema de gestão integrado que unifica diversos processos de uma empresa. Ele pode funcionar a partir de uma instalação local em um computador, que é a forma mais tradicional, ou pode ser acessado via web, ou seja, pelo navegador da internet. Esse é o ERP online.
Assim, o ERP online não precisa ser instalado em uma máquina. O fornecedor entrega o serviço em forma de uma assinatura e a empresa só paga pelos recursos que necessita e pelo número de usuários que terão acesso ao sistema. Isso torna o sistema totalmente escalável, adequando-se perfeitamente à demanda do negócio.
O ERP online também garante mobilidade. E o que isso quer dizer? Por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, é possível acessar o sistema, de modo que ele não fica restrito às paredes da empresa.
Essa evolução do ERP tradicional para modelos online é fruto das ferramentas que fazem parte da Indústria 4.0. Entenda melhor essa relação!
Inteligência de processos, ERPs e Indústria 4.0 são conceitos correlacionados. A Quarta Revolução Industrial chegou repleta de tecnologias que permitem alcançar níveis muito superiores de produtividade dentro do ambiente corporativo. Conheça alguns desses impactos!
Uma das principais evoluções dos ERPs é sua capacidade de operar na nuvem, ou seja, em servidores remotos. Dessa forma, podem ser acessados a distância, sem precisar de uma instalação local. Esse modelo garante ao gestor a possibilidade de controlar em tempo real todos os processos corporativos, como inserir, visualizar e analisar dados.
Continua depois da publicidade |
Os dados coletados são agrupados e traduzidos para uma simples visualização em dashboards. O recurso permite que decisões rápidas e mais estratégicas sejam tomadas pela gestão.
Um dos grandes benefícios da Indústria 4.0 é a conexão possível entre colaboradores, maquinários e a rede. O sistema de gestão pode trocar informações com a Internet das Coisas, sem que seja necessário o funcionário se locomover a fim de detectar falhas em equipamentos ou monitorar o andamento das operações.
Dessa forma, todos os pontos de contato da empresa ficam interconectados. O canal de inserção de dados no ERP se amplia, podendo partir de sensores, câmeras e outros dispositivos no ambiente de trabalho.
A modularidade do sistema ERP permite que a implantação do sistema seja feita em etapas, começando pela partes mais críticas e otimizando os recursos. Dessa forma, reduzem-se os gastos de tempo, energia e dinheiro.
O controle e o acesso aos dados deixam de ficar restritos à instalação local. Essa facilidade permite que as decisões sejam tomadas por meio da integração com o analytics, um método que proporciona mais agilidade e confiabilidade à análise.
A indústria 4.0 tem garantido a evolução dos sistemas de gestão, sendo o ERP online um dos seus principais ganhos no gerenciamento de processos em indústrias e empresas. Adotar um sistema web, sempre conectado, traz muitas vantagens ao negócio, tornando-o mais produtivo e lucrativo.
Gostou? Então compartilhe: