Notícias
As empresas estão sempre buscando maneiras de elevar a sua produtividade e para isso investem em maquinários, tecnologia e novos materiais. Entretanto, o capital humano pode fazer diferença nos resultados, uma vez que existem pesquisas que apontam que o colaborador motivado é mais produtivo.
Uma pesquisa realizada pela Right Management em 15 países e com 30 mil pessoas identificou que os colaboradores satisfeitos produzem até 50% a mais e elevam os resultados da organização.
Quando o assunto é o nível de engajamento dos brasileiros, o percentual é de 16% com profissionais totalmente engajados e, apesar de ser um número baixo, coloca o país em 3º no ranking, perdendo apenas para Estados Unidos e Índia.
Em outro levantamento realizado pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, foi mensurada a relação entre felicidade e produtividade.
Os trabalhadores mais felizes produziam cerca de 31% a mais e as vendas eram 37% mais altas. A felicidade também influencia na criatividade, sendo que os motivados costumam ser três vezes mais criativos.
Um colaborador motivado é mais produtivo, entretanto, esse não é o único fator que implica nos resultados. O bem-estar e a qualidade de vida no trabalho podem influenciar no desempenho, esgotamento, comprometimento com a organização e satisfação na atividade.
Quando olhamos o cenário brasileiro, segundo um levantamento da International Stress Management (ISMA-BR), o cenário é preocupante em relação ao bem-estar.
Aproximadamente 70% das pessoas sofrem com estresse relacionado ao trabalho, o que influencia diretamente na motivação e produtividade.
A motivação é algo que depende de cada colaborador, entretanto, as empresas conseguem melhorar o ambiente de trabalho, condições ofertadas e bem-estar para aumentar a satisfação. Dessa forma, se consegue um aumento da produtividade.
Continua depois da publicidade |
São diferentes medidas que podem ser tomadas que contribuem com esse resultado.
É fato que o colaborador motivado é mais produtivo, mas para isso será preciso que ele tenha um bom relacionamento com os pares de trabalho e gestores.
A cultura organizacional deve prezar pelo trabalho colaborativo e os gestores devem dar exemplos de conduta para motivar um entrosamento entre a equipe.
O feedback possui um caráter educativo, serve para orientar o colaborador nos pontos que precisam ser melhorados e indica caminhos para que isso seja feito. Ele ajuda a ressaltar os pontos positivos e dar mais motivação ao colaborador, pois também é um momento de fazer elogios.
As palestras motivacionais para empresas são um recuso que pode ser utilizado em momentos estratégicos para reavivar a motivação dos colaboradores ou evitar que haja uma queda nesse quesito.
O ideal é que seja realizada por profissionais especializados que conseguem entender as necessidades de cada organização e direcionar o foco nos pontos que precisam ser trabalhados com os funcionários.
A qualidade de vida no trabalho é um fator que influencia na satisfação no trabalho e nos resultados. O funcionário motivado é mais produtivo, porém, ele deve estar em um ambiente adequado que oferece um clima agradável, condições de trabalho, boa remuneração e benefícios.
Avaliar o clima organizacional ajuda a saber se o que a organização está fazendo proporciona bons resultados, entender quais são as necessidades dos colaboradores para que possam ser atendidas e como pode melhorar para ser uma empresa atrativa, que retém funcionários.
O salário não costuma ser o principal fator da motivação. Existem muitos outros pontos que possuem maior influência, como a possibilidade de crescimento e investimento no colaborador.
Um plano de carreira estruturado ajuda o profissional a traçar as suas metas e um programa de incentivos com cursos e premiações ajudam na motivação.
O funcionário motivado é mais produtivo, conforme indicam as pesquisas, mas é preciso que haja um esforço da organização para que esse ponto permaneça dessa maneira.
Fontes: Diariodonordeste
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa