Notícias
A Dunlop, marca de pneus do grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, planeja iniciar produção voltada a caminhões e ônibus no Brasil em março deste ano, ampliando atuação que começou apenas com veículos de passeio em 2013.
A companhia, que compete no país com rivais como a Pirelli, informou nesta segunda-feira que a produção de pneus para veículos pesados deverá começar em ritmo de 500 por dia, dobrando o volume em 2020.
O aumento da atividade da companhia acontece em meio a um investimento de 640 milhões de reais na sua fábrica no Paraná, dos quais 76 por cento já foram desembolsados. O restante, 153 milhões de reais, deverá ser investido até o alcance da meta de 1 mil pneus para caminhões e ônibus por dia, informou a companhia.
A unidade de produção de pneus para veículos pesados deverá iniciar atividade depois que as vendas de caminhões e ônibus novos no Brasil em 2018 subiram cerca de 42 por cento, para 95,6 mil unidades, segundo dados da associação de concessionários Fenabrave. Conforme a entidade, para 2019 a expectativa é que as vendas desse segmento subam cerca de 16 por cento.
Além de iniciar a produção de pneus para caminhões e ônibus, a Dunlop também está projetando um aumento de 20 por cento na produção voltada a veículos de passeio até 2020, para 18 mil unidades por dia ante nível de 15 mil registrado em 2018.
"Acreditamos no crescimento econômico do Brasil para os próximos anos e, por isso, decidimos investir mais ainda em nossa fábrica na Fazenda Rio Grande (PR), para expandir a produção de pneus para carros de passeios e para dar início à produção de pneus para caminhões e ônibus", afirmou o presidente da Sumitomo Rubber do Brasil, Yoshinori Wakitani, em comunicado à imprensa.
Segundo pesquisa Focus do Banco Central, o Produto Interno Bruto do Brasil em 2019 deverá crescer 2,53 por cento ante expectativa de expansão em 2018 de 1,3 por cento.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa