Tesla compra terreno para construir fábrica na China

Segunda planta da marca no mundo será instalada em Xangai, com capacidade para fazer 500 mil carros por ano

A Tesla assinou acordo para comprar um terreno em Xangai, na China, onde pretende instalar sua segunda fábrica – a primeira fora dos Estados Unidos. Embora a montadora não tenha revelado, um site do governo local apontou que o espaço tem área de 864 mil metros quadrados e foi leiloado por US$ 140 milhões. O aporte é uma parcela pequena do investimento de US$ 5 bilhões que a companhia calcula que precisará fazer ali para construir planta com capacidade para fabricar 500 mil veículos por ano, dobrando o potencial produtivo que já tem na Califórnia. 

Com a nova unidade, a companhia pretende acompanhar o rápido crescimento da demanda por carros elétricos na China, o maior mercado automotivo do mundo. O projeto foi anunciado em julho e, até então, não tinha evoluído. O plano da companhia é começar a operação após dois anos do início das obras, com aceleração a partir daí para alcançar a capacidade máxima da unidade nos três anos seguintes. 

Desde o anúncio da fábrica a Tesla não detalhou como pretende financiar o ambicioso projeto. A empresa apontou apenas que o objetivo é levantar capital em mercados asiáticos.


Tópicos: