Notícias
O módulo CF.Q verifica e avalia dados de cabos durante o funcionamento real e informa quando será necessária a próxima substituição
Para obter o máximo de produtividade e rapidez nos processos industriais os sistemas automatizados, as máquinas e equipamentos realizam diversos tipos de movimentos, em diversos sentidos, acelerações e velocidades. Esses sistemas utilizam cabos que transmitem sinais, potência, dados ou diversas outros comandos e mídias. Os cabos flexíveis da igus tem atendido aplicações industriais em diferentes exigências e demandas.
Agora a empresa elevou seu conceito de cabo inteligente ao próximo nível. A experiência de clientes nas indústrias automotiva e de máquinas-ferramentas forneceu conhecimentos importantes para o desenvolvimento dessa nova geração. O novo módulo CF.Q em combinação com o isense utiliza as novas possibilidades de digitalização e ligação em rede para tornar a manutenção mais fácil e mais eficiente e, assim, economizar dinheiro.
A parte principal de cada cabo inteligente da igus é um sensor complexo chamado CF.Q. Com esse módulo, as propriedades elétricas podem ser testadas em vias de medição adicionais e continuamente comparadas com valores empíricos existentes de um determinado cabo chainflex. Danificações devido ao dobramento ou cargas extremas podem ser detectadas confiavelmente. Além disso, é possível definir valores de referência para os cabos de antemão. Se o módulo CF.Q está instalado, ele informa o cliente acionando um contato quando os valores predefinidos dos parâmetros elétricos mudarem. No entanto, a inteligência "verdadeira" do cabo se encontra no detalhe. Apenas a combinação de valores empíricos e medições em tempo real fornecem ao usuário previsões exatas sobre as manutenções de seus cabos - especialmente no ambiente de produção dinâmico. Isso é possível graças a uma aplicação adequada para a indústria 4.0 chamada isense-online. Ela compara os valores do cabo registrados em tempo real e os valores empíricos em um banco de dados, e, se detectar flutuações, solicita ao operador fazer a manutenção. Isso tudo antes de ocorrer algum dano que resulte em uma interrupção da produção ou tempo de inatividade da máquina.
Continua depois da publicidade |
Manutenção previsível alivia equipes de manutenção
Graças ao invólucro de calha superior, a nova geração de módulos CF.Q agora é adequada para a montagem de quadros de distribuição, oferecendo, assim, aos engenheiros elétricos uma flexibilidade adicional em termos de integração e manuseio. Além disso, por possuírem um slot para cartão SD, os módulos são adequados para o logging de dados. Uma emissão dos valores medidos em uma interface serial também faz parte do padrão. Clientes que querem obter informações precisas sobre os valores medidos salvos podem fazê-lo através de uma visualização detalhada quando conectados com o isense-online. Aliás, o usuário tem acesso a uma grande variedade de canais de comunicação e opções de relatórios. Recomendações de manutenção ou falhas iminentes são exibidas no navegador clássico de PCs, assim como em dispositivos móveis como tablets e smartphones. Para equipes de manutenção e gerentes de produção, os cabos inteligentes da igus estão trazendo uma mudança de paradigma para a manutenção e serviço através de previsões exatas. Graças à indústria 4.0 e a integração ativa de tecnologias inteligentes, a manutenção do futuro se torna previsível e consequentemente mais eficiente. Os sensores e aplicação insense-online podem ser usados em vários setores. Com o dispositivo beta IS.CF.Q.03.01.0., disponível no estoque, os clientes podem começar o seu próprio projeto de teste beta e preparar ainda mais os seus processos de produção para a digitalização e "smart factorys".
Sobre a igus
A igus é um dos fabricantes líderes a nível mundial no setor de sistemas de esteiras porta cabos e buchas autolubrificantes em polímero. A empresa sob gestão familiar com sede em Colónia está representada em 35 países e emprega aproximadamente 3.800 colaboradores em todo o mundo. Em 2017 a igus com “motion plastics”, componentes plásticos para aplicações com movimento, conseguiu atingir um volume de vendas de 690 milhões de euros. A igus detém o maior laboratório de testes e as maiores fábricas do seu ramo industrial a fim de poder proporcionar aos seus clientes, em muito pouco tempo, soluções e produtos inovadores adaptados às suas necessidades.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa