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Amortecimento com rigidez
Um novo material que é tão rígido quanto um metal, mas flexível o suficiente para resistir a fortes vibrações, promete transformar a indústria automobilística e vários outros setores.
O material possui ao mesmo tempo uma alta rigidez e uma capacidade de amortecimento de impactos.
Essa combinação quase impossível em um único material foi obtida usando folhas compostas trançadas em 3D a partir de fibras não ligadas entre si. Embora a trama seja criada como se fosse um material têxtil, os fios são metálicos.
Isso permite que o interior do material se mova e absorva vibrações, enquanto o material circundante permanece rígido.
Os materiais convencionais de amortecimento - a borracha, por exemplo - apresentam uma rigidez relativamente baixa, enquanto os metais e cerâmicas rígidos têm tipicamente um amortecimento insignificante.
"Aqui, demonstramos que o alto amortecimento e a rigidez estrutural podem ser obtidos simultaneamente em treliças trançadas em 3D, soldando apenas juntas selecionadas da treliça, o que resulta em uma estrutura em rede intertravada para suportar carga, entrelaçada com elementos 'flutuantes' livres para gerar amortecimento," descreveram Ladan Salari Sharif e seus colegas da Universidade de Surrey, no Reino Unido.
Veículos sem vibração
A equipe acredita que esse novo compósito tipo têxtil poderá inaugurar uma nova era na fabricação de trens, carros e aeronaves, permitindo que os passageiros experimentem pouca ou nenhuma vibração durante suas viagens.
"A ideia de um compósito que resolva o paradoxo da rigidez e do amortecimento era tida como irrealizável - mas aqui estamos nós. Este é um desenvolvimento entusiasmante que pode enviar ondas de choque através das indústrias de automóveis, trens e aeroespacial. Este é um material que pode tornar os veículos do futuro próximo mais confortáveis do que nunca," disse o professor Stefan Szyniszewski, coordenador da equipe.
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