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A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai lançar no Brasil um portal digital de logística para tentar ampliar receitas com o lucrativo mercado de serviços de transportes, disse o presidente-executivo da companhia, Roberto Cortes.
Desenvolvido em parceria com o RIO, que assim como a Volkswagen Caminhões é controlada pelo Grupo Traton, o produto inicialmente será para veículos da marca, que a partir de 2019 sairão de fábrica com conexão digital batizada de RIO Box.
Volkswagen
O leque de serviços pode incluir desde encomendas para troca de peças e revisão, até monitoramento de segurança e apólices de seguro sob medida.
A partir da inteligência de dados do uso dos veículos e armazenados em nuvem, o RIO será um meio para oferta de 20 serviços que hoje são comprados individualmente, disse Cortes à Reuters em entrevista por telefone.
O leque de serviços pode incluir desde encomendas para troca de peças e revisão, até monitoramento de segurança e apólices de seguro sob medida.
“Tudo isso poderá ser contratado de forma mais rápida e barata”, disse Cortes, adiantando que conversas com potenciais parceiros já estão em andamento, incluindo com a Omnilink, empresa de produtos de segurança, como telemetria e monitoramento, e de gestão de frotas.
A iniciativa reproduz iniciativas semelhantes desenvolvidas em regiões como a Europa e é pensada para fazer com que serviços de logística passem a ter uma parcela crescente nas receitas.
“É uma mudança estratégica que nos tornará muito mais do que apenas uma fabricante de caminhões, para explorar o negócio rentável de serviços”, disse Cortes, que, no entanto, evitou fazer projeções de receita para o novo braço de negócios.
Progressivamente, a VW Caminhões e Ônibus vão estender o RIO. Geograficamente, o produto será posteriormente lançado no México, na Argentina e no Chile.
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O cardápio de serviços também deve crescer para englobar todo o mercado, em vez de apenas clientes da marca, à medida que os produtos podem incluir monitoramento de entregas em todos os modais logísticos, incluindo aviões e navios, além da contratação de fretes.
Na Europa, a VW Caminhões e Ônibus já tem um parceiro para plataforma de entregas e a empresa está procurando um para operar o mesmo serviço no Brasil, disse Cortes.
A movimentação da montadora acontece num momento de recuperação do mercado automotivo brasileiro, na esteira da lenta retomada da economia do país.
Segundo a Anfavea, as vendas de caminhões no país de janeiro a agosto chegaram a 46,1 mil unidades, alta de 49,5% na comparação com mesma etapa de 2017. Os licenciamentos de ônibus no período somaram quase 9 mil unidades, alta de 16,7%.
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